A partir de julho todos os carros novos vendidos na União Europeia terão uma caixa negra

Acidentes têm implicações financeiras para as pessoas envolvidas e, muitas vezes, é difícil determinar quem é o culpado. Um EDR pode ajudar as autoridades a compreender exatamente o que aconteceu

A partir de julho todos os carros novos vendidos na União Europeia terão uma caixa negra

Todos os carros novos vendidos na União Europeia a partir de julho deste ano vão ter de estar equipados com um “Event Data Recorder (EDR)”, mais conhecido como ‘caixa negra’, os gravadores de voo que foram instalados em todos os aviões desde o final da década de 1960. Segundo indicou o site especializado ‘Motor1’, apesar do nome, eles não são realmente negros; esses dispositivos geralmente são laranja brilhante para serem mais fáceis de encontrar após uma falha.

Assim, todos os carros recém-registados na União Europeia deverão vir equipados com um EDR como recurso padrão. Este requisito aplica-se aos automóveis de passageiros da classe M1, que podem acomodar até oito lugares de passageiros, além do banco do condutor. Além disso, os veículos comerciais classificados na classe N1, incluindo pickups e carrinhas que não excedam 3.500 kg, também serão equipados com o equivalente automóvel de uma ‘caixa negra’.

O que é um EDR?

Os acidentes têm implicações financeiras para as pessoas envolvidas e, muitas vezes, é difícil determinar quem é o culpado. Um EDR pode ajudar as autoridades a compreender exatamente o que aconteceu, analisando os dados armazenados. O dispositivo regista determinados parâmetros por um curto período de tempo – cinco segundos antes da colisão e 0,3 segundos após o impacto.

De acordo com a Comissão Europeia, um EDR regista e armazena os seguintes dados: velocidade, travagem, posição e inclinação do automóvel na estrada e como reagem os sistemas de segurança integrados. Além disso, um EDR analisa se o sistema de chamadas de emergência é acionado – o eCall tornou-se obrigatório na UE em abril de 2018. O EDR deve armazenar as informações “com um elevado nível de precisão e com capacidade de sobrevivência garantida dos dados”.

Normalmente incorporado na unidade de controlo do airbag, o EDR não pode ser desligado; é ativado automaticamente quando os airbags e os tensores dos cintos de segurança são acionados. Além disso, inicia a gravação quando se abre o capô ativo do veículo ou quando há uma mudança de velocidade na direção lateral ou longitudinal de mais de 8 km/h (5 mph) em 0,15 segundos.

Quem é o proprietário dos dados armazenados na caixa negra do carro?

As informações registradas pelo EDR pertencem ao condutor ou ao proprietário do veículo. O dispositivo opera num sistema de circuito fechado e os dados são recolhidos anonimamente para garantir que não sejam sujeitos a manipulação caso caiam em mãos erradas.

Quem pode ter acesso aos dados?

Os dados são disponibilizados às autoridades competentes como auxílio durante o processo de reconstrução do acidente. A obtenção das informações pode ser feita através da interface OBD, mas se a porta for destruída no acidente, as informações deverão estar acessíveis diretamente da caixa negra.