Tem carro próprio e está farto de pagar impostos, levar o carro ao mecânico, e pagar mensalidades absurdas? Então tem mesmo que experimentar algo diferente!
O renting automóvel é uma solução moderna e amiga do ambiente que pode revolucionar a maneira como os condutores portugueses se movem.
Neste artigo, vamos olhar a fundo para as caraterísticas do renting automóvel, analisar as suas principais vantagens, e perceber até que ponto este pode colmatar a necessidade de ter carro próprio.
O que é o renting automóvel?
O renting automóvel é uma forma de utilização de veículos em que uma empresa aluga um carro a um ou mais condutores por um período específico. Os condutores podem utilizar os veículos alugados como se fossem as suas próprias viaturas através do pagamento de uma mensalidade. No final do contrato, têm a opção de renovar o período de renting ou optar por uma viatura diferente.
Renting automóvel vs. Leasing automóvel
O renting automóvel não deve ser confundido com o leasing automóvel, que também é uma solução de aluguer de viaturas. Ao contrário do renting, no entanto, o leasing incube o condutor de todas as obrigações relativas à viatura alugada, desde reparações mecânicas até ao pagamento de impostos de circulação.
No final, o detentor do contrato de leasing tem geralmente a possibilidade de comprar a viatura alugada.
Quanto custa o renting automóvel em Portugal?
O custo do renting automóvel em Portugal varia de empresa para empresa e, principalmente, de viatura para viatura. Os carros mais acessíveis custam cerca de trezentos euros por mês, enquanto carros mais modernos custam cerca de quinhentos a mil euros por mês. Em casos extremos (como viaturas de luxo), o custo da mensalidade pode ultrapassar os mil euros mensais.
Que carros estão disponíveis para renting em Portugal?
Mais uma vez, os carros disponíveis para renting variam de empresa para empresa. Contudo, pode geralmente encontrar uma grande variedade de modelos.
As seguintes viaturas constituem apenas exemplos de carros disponíveis para renting em Portugal: Seat Ibiza, Fiat 500C, Peugeot 208, Nissan Juke, Fiat Doblo, Jeep Avenger, Audi A3, Renault Kangoo, Piaggio Porter, MG MG4, Citroen e-C4X, Maxus eDeliver, Mercedes-Benz Classe C, Porsche 911.
Quais são as vantagens do renting automóvel?
Estas são as principais vantagens do renting automóvel:
Menos papelada
Como o renting automóvel constitui um serviço, não precisa de perder tempo a tratar de papelada e a lidar com processos burocráticos enfadonhos.
Sem entrada
Ao contrário do que acontece quando quer comprar um automóvel (mesmo que seja através de prestações mensais), os condutores não precisam de poupar dinheiro para recorrer ao renting automóvel. Pode alugar um carro a qualquer momento sem pagar uma fortuna de entrada.
Custos de manutenção
Ter carro próprio fica caro não devido ao custo do carro em si, mas principalmente devido às constantes despesas de manutenção. Com o renting automóvel, as seguintes despesas já estão incluídas no custo da mensalidade:
– Seguro contra todos os riscos
– Inspeções periódicas
– Reparações mecânicas
– Renovação dos pneus
– Imposto Único de Circulação (que aumentou para carros a gasolina em 2024)
– Outros impostos
Carros modernos, sempre
Apesar de alguns contratos de renting automóvel terem uma duração relativamente longa, os condutores têm a opção de trocar a sua viatura por uma alternativa mais moderna no final de cada contrato. Isto dá-lhe a possibilidade de ter sempre acesso a um automóvel equipado com tecnologia e segurança de ponta: quase como se comprasse um carro novo a cada 1-2 anos!
Melhor do que andar de Uber
Os serviços de transporte privado (Uber, Bolt, etc.) são extremamente convenientes em localizações urbanas, mas não oferecem a versatilidade e conforto do renting automóvel. Com o renting automóvel, pode ir até qualquer lado, mesmo longe das principais cidades, sem pagar nada senão custos de deslocação como portagens e combustível.
Para quem é o renting automóvel?
O renting automóvel não é apenas para condutores privados. Também pode ser extremamente benéfico para:
– Freelancers: Se é trabalhador independente e precisa de uma viatura para se deslocar, o renting automóvel pode ser a solução perfeita.
– Pequenas e médias empresas: Muitas PMEs precisam de uma frota de carros ativa a todos os momentos. Com o renting automóvel, podem encontrar soluções específicas para as suas necessidades e evitar a complicação de comprar vários carros.
– Corporações: Empresas com um maior volume de trabalhadores, receita, e despesas também podem beneficiar do renting automóvel.
Renting automóvel: a solução do futuro?
Desde a preferência por alimentos biológicos até aos eletrodomésticos amigos do ambiente, não existem dúvidas de que a geração mais jovem de consumidores valoriza imenso a sustentabilidade. Face à aquisição tradicional de viatura própria, o renting automóvel representa uma alternativa menos poluidora e, assim, com os olhos mais postos no futuro.
Ninguém sabe se o renting automóvel vai revolucionar o amanhã, mas para já parece certo que constitui uma das mais interessantes soluções para condutores portugueses na atualidade. Experimente!