Ensaio. Renault Kangoo e-tech EV45 80kwh: a evolução esperada para a mobilidade elétrica

A Renault sempre nos habituou a modelos icónicos e o Kangoo foi um desses exemplos. São cerca de 25 anos de história num modelo conhecido pela irreverência do  design e soluções inovadoras. 

Ensaio. Renault Kangoo e-tech EV45 80kwh: a evolução esperada para a mobilidade elétrica

A Renault sempre nos habituou a modelos icónicos e o Kangoo foi um desses exemplos. São cerca de 25 anos de história num modelo conhecido pela irreverência do  design e soluções inovadoras.  

O atual modelo, inserido nesta era da mobilidade elétrica, é mais consensual, com a imagem estilística da marca!  Por isso mesmo é fácil identificar a zona dianteira com a restante gama da marca, onde o símbolo de grandes dimensões esconde a porta de carregamento. 

Tal como o modelo original este oferece imenso espaço interior e versatilidade, conjugando com um motor elétrico associado a uma bateria de 85kwh que oferece uma  autonomia até 280km (conseguimos em estrada entre 210 e 225 quilómetros). 

 Esteticamente continua a ser apelativo! Exteriormente possui as duas portas traseiras de correr o que oferece um acesso bastante fácil ao interior, onde encontramos muito espaço interior para cinco ocupantes, sendo que, os bancos posteriores podem também deslizar longitudinalmente e, mesmo assim, contarmos com 850 l de capacidade da bagageira. 

O KANGOO nesta sua nova vida – em modo elétrico – tanto se projeta para o segmento profissional como para o pessoal,  pois o interior está bem servido de tecnologia, acessórios, bancos confortáveis e aquecidos, ergonomia q.b., sendo que, muitas soluções são as mesmas de outros modelos da Renault! O novo tablier possui inclusive madeira ao longo do mesmo e, o painel de instrumentos possui software específicos desta versão e-Tech.  

Entre as ajudas à condução podemos contar com o sensor de ângulo morto, cruise control adaptativo, sistema condução semiautónomo etc! A bomba de calor presente mantém o ambiente agradável e evita perdas de autonomia .

Por falar em autonomia e, usando o modo eco consegui chegar perto dos 215 ajudado pelo bom sistema de regeneração da Renault! Numa das situações o sistema chegou mesmo ao zero mas, mesmo assim, consegui percorrer vários kms. 

Em termos dinâmicos mantém uma boa estabilidade direcional, uma direção precisa, um conforto interessante. A aerodinâmica condiciona um pouco a autonomia. Em nenhum momento a maior altura ao solo é condicionante de um comportamento menos rigoroso. 

Em resumo, a Renault mantém um modelo icónico que serve para lazer e segmento profissional com um preço entre os 39 775€ e os 49 000€ da versão ensaiada.