Um novo modelo da Bugatti, até pela raridade do momento, é sempre um motivo de expetativa dos amantes do setor automóvel – sem contar os derivados, a empresa de Molsheim lançou apenas dois modelos na era do grupo Wolkswagen: o Veyron foi lançado em 2005 e o Chiron em 2016.
Algo que estará para mudar: a marca francesa vai lançar um novo modelo em 2024, segundo Nicole Auger, responsável pela comunicação da Bugatti, que indicou que será lançado a meio do ano. Até ao momento, sabe-se que terá um motor de combustão interna, mas não o W16, o monstruoso quad-turbo de 8,0 litros já ‘reformado’.
Segundo o site especializado ‘Motor1’, há rumores que apontam para um V16 de 8,3 litros desenvolvido pela Cosworth, embora haja especulações de que será um motor menor, como o V12 do Lamborghini Revuelto ou o V8 do Grupo VW – em cima da mesa está a possibilidade de ser um motor totalmente novo. Seja qual for a escolha, e isto já foi confirmado pelos responsáveis da marca, o próximo Bugatti será um híbrido.
O CEO da Bugatti-Rimac, Mate Rimac, já garantiu que o sucessor do Chiron provocaria surpresa, adiantando que o novo modelo receberá recursos nunca vistos e uma potência “bastante eletrificado” baseado num “motor de combustão atraente”. Segundo Achim Anscheidt, ex-diretor de design da Bugatti, o carro será ainda mais incrível do que o Mistral. “Vai ser incrível, tecnologicamente, em termos de inovação, em termos de imprevisibilidade. Vai tirar as pessoas completamente da água e é uma verdadeira alegria trabalhar nisso.”
A Bugatti tem trabalhado no design do carro desde 2021. É importante notar que o próximo hipercarro híbrido foi o último veículo pensado por Achim Anscheidt, que se reformou em 2023 após quase duas décadas à frente do design da Bugatti.
O novo modelo pode, por último ser, ainda mais exclusivo do que seus antecessores, que tiveram uma produção de 500 unidades para o Chiron e apenas 450 unidades para o Veyron. Foi mostrado, a portas fechadas, em novembro de 2023, conforme indicou Mate Rimac, na rede social ‘Instagram’.
As entregas estão previstas começar em 2026, sendo que a marca francesa está atualmente ocupada a fechar a produção do Mistral e do Bolide, que estão limitados a 99 e 40 unidades, respetivamente.