Ferrari ultrapassa pela primeira em 77 anos de história os mil milhões de euros de lucro

Lucro operacional bruto da marca italiana em 2023 cresceu 29% em relação ao ano anterior, atingindo 2.279 milhões de euros. A margem EBITDA, por seu lado, aumentou 3,4 pontos percentuais, fixando-se em 38,2%

Ferrari ultrapassa pela primeira em 77 anos de história os mil milhões de euros de lucro

A Ferrari quebrou todos os seus recordes em 2023: pela primeira vez em 77 anos de história, a empresa sediada em Maranello ultrapassou os mil milhões de euros de lucro – especificamente, 1,257 mil milhões de euros, mais 34% do que em 2022 (com 939 milhões).

“2023 foi um ano de muito sucesso durante o qual fortalecemos a nossa marca através de uma série de conquistas refletidas nos nossos resultados financeiros sem precedentes. Pela primeira vez, o nosso lucro líquido superou mil milhões de euros e a margem EBITDA anual aumentou para 38,2%, salientou Benedetto Vigna, CEO da Ferrari.

O lucro operacional bruto da marca italiana em 2023 cresceu 29% em relação ao ano anterior, atingindo 2.279 milhões de euros. A margem EBITDA, por seu lado, aumentou 3,4 pontos percentuais, fixando-se em 38,2%.

Em termos de rendimentos, a Ferrari registou um volume de negócios de 5.970 milhões de euros, mais 17,2% face a 2022. Os rendimentos da divisão de Automóveis e peças sobressalentes ascenderam a 5.119 milhões de euros, mais 18,5% ao ritmo atual de variação constante.

As receitas de patrocínios, comerciais e de marca atingiram 572 milhões de euros, mais 14,6%, atribuíveis principalmente a novos patrocínios, maiores receitas comerciais da Fórmula 1 devido a uma melhoria na classificação em 2022 face a 2021.
No caso da divisão de Motores, reduziu o seu rendimento em 18,4%, para 127 milhões devido a menores remessas para a Maserati, cujo contrato expirou no final de 2023.

Desta forma, as entregas da empresa italiana aumentaram 3,3%, para 13.663 unidades.

O aumento nas entregas no ano foi impulsionado pelo Purosangue, que entrou em fase de crescimento no segundo semestre, além do aumento nas vendas das famílias 296 e SF90. Da mesma forma, as entregas da família F8 terminaram no ano passado e o Portofino M aproxima-se do fim do seu ciclo de vida. As entregas de Séries Especiais aumentaram durante o ano, lideradas pela família 812 Competizione. As atribuições do Daytona SP3 continuaram estáveis.

O portfólio de produtos do ano incluiu 11 modelos com motores de combustão interna e quatro modelos com motores híbridos, que representaram 56% e 44% das remessas, respetivamente.

A dívida industrial líquida no final de 2023 era de 99 milhões de euros, que compara com 207 milhões no final de 2022, o que reflete também recompras de ações de 461 milhões de euros e 334 milhões de euros de distribuição de dividendos. Em 31 de dezembro de 2023, a liquidez total disponível era de 1.722 milhões de euros, incluindo linhas de crédito autorizadas não utilizadas de 600 milhões de euros.

E para 2024?

A Ferrari espera que o volume de negócios exceda os 6,4 mil milhões de euros . No caso do lucro operacional bruto ajustado, a empresa do ‘Cavallino Rampante’ estimou que ultrapassará os 2.450 milhões de euros, enquanto a margem deverá ser superior a 38%.