A manutenção de um veículo costuma ser ‘puxada’ para o bolso dos portugueses, pelo que economizar ganha especial importância. Segundo a ‘Oscaro’, plataforma de venda de peças de reposição, citada pelo jornal espanhol ‘El Economista’, há três operações simples que pode fazer para ‘poupar’ a carteira.
Se o seu carro já tiver atingido os quilómetros precisos para trocar o óleo ou um dos filtros, não se precisa de preocupar – é uma tarefa que pode realizar, assumindo apenas o custo da nova garrafa de óleo e filtros. E como fazer? Numa superfície nivelada, certifique-se que tem um recipiente para óleo usado, um filtro de óleo novo e todas as ferramentas necessárias à mão. Assim, com o carro frio, abra o bujão do carter e deixe o óleo usado escorrer completamente.
Se for necessário, pode usar um macaco para levantar o veículo e facilitar o acesso. Depois de elevado, é aconselhável colocar o carro em cavaletes para garantir a segurança durante o trabalho. Depois, remova o filtro de óleo antigo e coloque o novo. Substitua o bujão do carter e aperte-o adequadamente – por último, adicione o óleo novo.
Por outro lado, para trocar o filtro de ar, primeiro abra o capô e identifique a caixa do filtro, que costuma estar próxima do motor e protegida por uma tampa de plástico. Remova os parafusos para abrir a caixa com cuidado. Tire o filtro antigo e observe a sua posição para garantir a instalação adequada do novo. Aproveite para limpar a caixa de possíveis detritos e coloque o novo filtro – certifique-se que fica bem encaixado. Depois, feche a tampa e fixe-a com braçadeiras ou parafusos, verificando se está bem vedada para evitar a entrada de ar não filtrado no motor.
Bateria
A troca da bateria é uma tarefa acessível para qualquer motorista através dos seguintes passos: primeiro, certifique-se que tem um kit de chave e a bateria nova certa para o seu veículo. Desconecte a bateria começando pelo cabo negativo (preto com símbolo -) e depois pelo cabo positivo (vermelho com símbolo +) para evitar curtos-circuitos. Em seguida, retire a bateria antiga e coloque a nova. Por último, volte a ligar os cabos na ordem inversa, começando pelo positivo e certificando-se de que a nova bateria esteja bem fixada. Este processo simples permite-lhe economizar assim nos custos de substituição em uma oficina.
Mudança de luzes
Substituir lâmpadas queimadas também é uma operação muito simples. A ‘Oscaro’ aconselhou, para maior segurança, realizar esta tarefa com o veículo desligado e o motor frio.
Primeiro, abra o capô do veículo e localize a parte traseira do farol em questão. Identifique a lâmpada que está queimada e, dependendo do tipo, gire ou desparafuse a base para a remover. Desconecte o fio da lâmpada antiga e remova-o com cuidado. Coloque a nova lâmpada, evitando tocar na parte de vidro, e volte a ligar o cabo – depois verifique se a nova lâmpada funciona ao acender as luzes. Além disso, se necessário, ajuste o alinhamento do farol para garantir uma iluminação correta.