Já chegaram a Portugal, e vão começar a funcionar brevemente no Porto as câmaras que vão permitir à Polícia Municipal multar automaticamente os carro mal-estacionados.
Os aparelhos já estão a ser instalados nos tejadilhos de pelo menos dois carros de serviço, segundo adianta a Polícia Municipal do Porto ao Jornal de Notícias.
Decorre também a integração da plataforma de software necessária, e a formação de policias e fiscais que terão de operar os equipamentos.
Estes aparelhos, com um programa específico, reconhecem vários cenários de estacionamento ilegal e registam as matrículas dos carros em infração. Assim, o processo de emissão de coimas é mais rápido e facilitado.
Segundo os dados da Polícia Municipal da cidade Invicta, foram emitidos no ano passado mais de 33 mil autos de contraordenação, com um total de 15515 reboques, e números a crescer todos os anos. Em 2023, foram mais 1476 coimas do que no ano anterior.
As câmaras permitirão também ‘poupar’ nas equipas da Polícia Municipal empenhadas neste serviço: em vez de terem de ser de dois agentes, e distribuídas pela cidade, o serviço poderá passar a ser feito apenas só com um carro e um polícia, e todas as ruas fiscalizadas numa só passagem – o que evita que os condutores retirem os carros mal detetam os primeiros sinais de agentes.