A Volvo Car Portugal apresenta resultados recorde e perspetiva um 2024 igualmente memorável: de acordo com Tiago Barreiros e Domingos Silva, Chief Financial Officer e Commercial Director no nosso país, a marca sueca teve 5.118 unidades matriculadas no ano transato, o que corresponde a um crescimento de 42% face ao ano anterior e o segundo melhor resultado de sempre a nível nacional.
As vendas da Volvo representaram uma quota de mercado de 2,56%, o que se refletiu no melhor ano de sempre da marca em rentabilidade.
E quais os modelos mais vendidos da Volvo em Portugal?
1º Volvo XC40 – 56%
2º Volvo VC60 – 19%
3º Volvo C40 – 10% das vendas totais.
“Tenho muito orgulho na nossa equipa e na nossa rede de concessionários que conseguiu atingir resultados tão sólidos capazes de contribuir para um resultado global forte e fiável! As nossas vendas de modelos elétricos foram as melhores de sempre e o nosso recém-chegado EX30 está a ter uma performance acima das nossas melhores expetativas. Acreditamos que iremos, em 2024 iremos continuar a crescer à medida que avançamos para uma eletrificação total que é um dos pontos cruciais no nosso plano ambiental”, frisou Susanne Hägglund, Managing Director da Volvo Car Portugal.
A popularidade da gama de modelos eletrificados da Volvo voltou a crescer em Portugal tendo representado já 82% das vendas nacionais com a quota dos automóveis 100% eletrificados, representada em 2023 pelos modelos C40 e XC40, a pesar já 26% do mix total. Estes números fazem da Volvo em Portugal uma referência em relação a outros mercados apresentando taxas muito superiores às à média mundial.
O EX30, a mais recente novidade da marca sueca e também o mais pequeno SUV de sempre da Volvo, já se encontra a circular nas estradas nacionais e já conquistou os portugueses arrecadando igualmente vários prémios de prestígio. Este novo modelo tem vindo a bater alguns recordes e é já o automóvel com o maior volume de sempre em pré-encomendas da marca em Portugal.
A Volvo apresentou também algumas curiosidades que as vendas já efetuadas têm vindo a revelar e que estão em linha com as expectativas previstas pela marca: o EX30 tem vindo a atrair faixas etárias mais jovens estando a trazer novos clientes à marca que veem no EX30 o seu primeiro Volvo de sempre.
Vários recordes a nível mundial
Também a nível mundial a marca estabeleceu, em 2023, alguns marcos históricos tendo atingido um novo recorde de vendas mundiais, de 708.716 (+15% em relação a 2022), um recorde de rentabilidade e a maior taxa de penetração de modelos 100% elétricos dos seus 97 anos de história, a representar já 16% do total. Destaque também para a melhoria das margens brutas relacionadas com a comercialização de modelos elétricos que evoluiu positivamente ao longo do ano, tendo contribuído para o resultado ao nível da rentabilidade.
2024 com crescimento a dois dígitos
Para 2024 a Volvo promete superar os resultados de 2023 e seguir, firme, na sua estratégia rumo à eletrificação. Este será o primeiro ano no qual marca comercializará quatro modelos 100% elétricos a nível mundial. Aliado a uma cadeia de fornecimento robusta e uma produção estabilizada, acompanhada por grandes investimentos em tecnologia para assegurar os objetivos a longo prazo, a Volvo acredita que 2024 trará um novo ano recorde em vendas, receitas e rentabilidade.
Portugal não será exceção pretendendo a marca sueca crescer a dois dígitos até final do ano.