O Reino Unido baniu dois anúncios da BMW e MG por enganarem os consumidores: de acordo com a ‘Advertising Standards Authority’ (ASA), a referência nos anúncios de que os seus veículos elétricos estão isentos de emissões levou a entidade reguladora da publicidade no mercado britânico a decretar a proibição.
Em causa está o facto de os carros elétricos não emitirem, de facto, gases de efeito estufa, mas há emissões geradas durante o seu fabrico e também durante o carregamento das baterias. Ou seja, para cumprir as normas publicitárias, as marcas automóveis deviam ter especificado que as “zero emissões” dizem respeito apenas à condução dos veículos.
No anúncio da marca alemã, podia ler-se: “Carros Zero Emissões – Faça o download da sua brochura hoje. Visite o website oficial da BMW. Encontre o BMW elétrico perfeito. Marque um test-drive. Explore a gama elétrica da BMW.” A BMW já garantiu que o termo foi utilizado automaticamente no anúncio e que apenas surgia numa percentagem mínima dos resultados de pesquisa – não obstante, a marca alemã garantiu que iria deixar de usar a expressão “carros zero emissões” nos anúncios online.
Já a MG promoveu um veículo elétrico, ao lado de outro híbrido, o que deixou pouco claro a qual dos dois se referia a afirmação “zero emissões”. A ASA referiu que este mote foi colocado sem providenciar informação suficiente aos clientes, para que pudessem compreender a qual dos carros se fazia referência.