O triângulo de pré-sinalização de perigo que a lei portuguesa obriga para sinalizar um acidente ou incidente na estrada está obsoleto?
Os dispositivos luminosos de pré-sinalização de perigo V16, como o ‘Help Flash’, são a solução para reduzir os não tão incomuns atropelamentos que resultam dessas situações. Isso mesmo foi defendido pela subdiretora adjunta de gestão de mobilidade e tecnologia da ‘Direccíon General de Tráfico’ (DGT) de Espanha, num recente seminário de segurança rodoviária promovido em Portugal.
Há três anos que, em Espanha, se regista uma redução de atropelamentos, em sequência de acidentes e incidentes na rede de estradas do país. O motivo deve-se ao facto de a lei espanhola permitir a substituição dos tradicionais triângulos pelos dispositivos luminosos de pré-sinalização de perigo V16, como o ‘Help Flash’. Este foi um dos temas discutidos num recente seminário de segurança rodoviária organizado em Portugal.
“Será o triângulo realmente uma solução segura?” Foi com esta questão que Ana Blanco Bergareche, da ‘Direccíon General de Tráfico’ (DGT) espanhola, iniciou a sua intervenção no âmbito do Seminário Visão Zero 2030: A estratégia de Segurança Rodoviária para a Construção de um Sistema Seguro.
A convite do Centro Rodoferroviário Português (CRP) e da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a representante da DGT espanhola veio a Portugal falar sobre a importância que a adoção de dispositivos luminosos de pré-sinalização de perigo V16, como o Help Flash, tem tido na redução efetiva da sinistralidade rodoviária.
Ao longo da sessão, foram apresentados dados que comprovam os perigos associados à colocação do triângulo de pré-sinalização, assim como algumas das suas limitações em termos de segurança e acessibilidade. Segundo a DGT espanhola:
· A colocação do triângulo coloca em risco a vida do condutor e aumenta a probabilidade de acidentes e atropelamentos, muitos deles com consequências fatais.
· Em condições meteorológicas adversas, o triângulo pode cair e perder a sua função.
· Condutores com algum tipo de limitação física podem correr um risco de vida superior pela dificuldade ou incapacidade de colocação deste sinal de pré-sinalização de perigo.
O ‘Help Flash’ é um dispositivo luminoso de segurança que já está disponível em Portugal, como complemento ao triângulo de pré-sinalização de perigo.
Na última década, os números da sinistralidade rodoviária colocam Portugal 37% acima da média da UE27. Por ano, morrem 650 pessoas vítimas de acidentes rodoviários e cerca de 2.000 ficam gravemente feridas.
Com o objetivo de diminuir o número de mortes e ferimentos graves em, pelo menos, 50%, foi criada a “Visão Zero 2030”, uma estratégia de segurança rodoviária defendida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Para alcançar os objetivos propostos, a ANSR pretende atuar junto das entidades públicas (central e local), das entidades privadas, das ONG e dos cidadãos.
Através da linha de dispositivos luminosos de pré-sinalização de perigo V16, a ‘Help Flash’ assume um compromisso com esta estratégia de segurança rodoviária, para a redução da mortalidade nas estradas. Algumas características destes dispositivos que promovem a segurança rodoviária, são:
· Ativação magnética: Oferece a máxima comodidade e simplicidade de utilização. Com o seu sistema de ativação magnética, adere a uma superfície metálica e, automaticamente, começa a emitir um sinal luminoso intermitente. Também pode ser ativado de forma manual a qualquer momento.
· Visível a 1km e em 360°: A utilização da última tecnologia LED, juntamente com o seu refletor parabólico patenteado, garantem uma amplificação da luz para que o veículo seja visível em todas as direções e em condições de baixa luminosidade.
· Resistente: Independentemente das condições meteorológicas, resiste à chuva, neve, vento e,mesmo com nevoeiro, mantém a sua visibilidade.
· Autónomo e sem cabos: Uma pilha alcalina comercial de 9V fornece 2,5 horas de autonomia no modo de emergência.
· Luz branca adicional: Pode ser utilizado como lanterna. Graças a esta função e à fixação magnética, pode iluminar e realizar qualquer tarefa com ambas as mãos, com até 5 horas de autonomia.
· Leve, compacto e fácil de guardar: O ‘Help Flash’ é pequeno e pode ser guardado em qualquer parte do veículo (ao alcance do condutor). O seu tamanho permite, ao contrário do triângulo de pré-sinalização de perigo, a sua acomodação em motociclos.