A Renault vai lançar um novo modelo do segmento C esta primavera para revolucionar o segmento C – que diz respeito aos carros familiares compactos que, segundo os critérios em vigor, são os veículos com dimensões compreendidas entre os 4 e os 4,3 metros de comprimento.
O novo SUV compacto vai chamar-se Symbioz, um nome que pode tornar-se familiar aos mais atentos à marca francesa, uma vez que no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017, a empresa revelou um carro-conceito com esse nome.
“Para este novo veículo familiar compacto queríamos colocar o elemento humano e a relação íntima entre a família e o seu veículo no centro do nome. O nome Symbioz ilustra perfeitamente a vida com o nosso veículo, onde os passageiros se tornam um só com o seu veículo e o ambiente”, explicou a responsável pela Estratégia de Designação do Departamento de Marketing Global da marca Renault, Sylvia Dos Santos.
Além de o nome ser compreensível e semelhante em vários idiomas, segundo o fabricante francês, consegue evocar harmonia, adaptação e versatilidade. Algo que se enquadra na nova linguagem de design da Renault.
Com apenas 4,41 metros de comprimento, o Renault Symbioz situa-se entre o Mégane de 4,2 metros de comprimento e o Scénic de 4,47 metros. Acima estão o Austral, com 4,51 metros e o Arkana, o mais longo com 4,56 metros.
O SUV mais compacto da empresa será equipado com as mais recentes tecnologias da marca, como o teto panorâmico de vidro Solarbay de nova geração baseado na tecnologia PDLC, que pode ser escurecido sem a necessidade de cortina.
Além disso, o modelo completará a linha eletrificada com propulsão full hybrid E-Tech de 145 CV combinada com peso reduzido de menos de 1.500 kg, com o objetivo de reduzir o consumo de combustível.