O ano 2024 iniciou com o valor mais elevado de venda de veículos 100% elétricos dos últimos cinco anos. De acordo com a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos -, o caminho da descarbonização continua a bom ritmo no que diz respeito à aquisição de veículos elétricos nas diversas categorias.
Portugal está a assistir à entrada de veículos elétricos em todo o tipo de categorias: automóveis, autocarros, camiões, quadriciclos, motociclos, ciclomotores, etc. Praticamente, em todas as categorias já existem soluções no mercado e tanto empresas como particulares continuam a contribuir para a eletrificação da mobilidade.
Em janeiro de 2024 foram matriculados 5.073 veículos elétricos, dos quais 2.905 são 100% elétricos (BEV – Battery Eletric Vehicle) e 2.168 são híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles). Se aos veículos matriculados novos adicionarmos os veículos importados usados, o total de veículos 100% elétricos matriculados em janeiro de 2024 passa para 3.830, dos quais a maioria são veículos ligeiros de passageiros (3.574 veículos).
Contudo, há que destacar que se continuam a registar novas matrículas nas restantes categorias de veículos 100% elétricos (254 ligeiros de mercadorias, 11 pesados de passageiros, 87 ciclomotores, 48 motociclos e 110 triciclos ou quadriciclos), o que mostra que o parque de veículos 100% elétricos, embora dominado ainda pelos ligeiros de passageiros, continua a ter oferta para as várias necessidades de mobilidade.
Analisando os últimos 12 meses, duas tendências mantêm-se:
– Crescimento do número de veículos importados usados (com prevalência para os 100% elétricos, em várias categorias, como suprarreferido)
– Dentro do conjunto de veículos considerados elétricos (100% elétricos e híbridos plug-in), os veículos 100% elétricos continuam a ultrapassar os plug-in.
Janeiro de 2024 foi o melhor mês comparado com os meses homólogos dos últimos cinco anos para os veículos 100% elétricos, com um crescimento de 11,8% em relação a janeiro de 2023
Quanto a quotas de mercado, se considerarmos apenas os veículos ligeiros de passageiros, os ceículos 100% elétricos representaram 15,85%. Acrescentando os veículos híbridos plug-in, os veículos elétricos (BEV + PHEV) representaram 29,62% do parque de veículos novos matriculados em janeiro de 2024.
Analisando todas as categorias de veículos, os veículos elétricos (BEV + PHEV) representam 23,02% de todo o parque de novos veículos matriculados em Portugal no mês de janeiro, ultrapassando os veículos híbridos (HEV) e os veículos a combustão interna movidos a gasóleo.
Esta prevalência dos veículos elétricos no parque de todas as categorias – principalmente sobre os veículos a gasóleo – mostra claramente a tendência da descarbonização das frotas comerciais – com principal relevância para os ligeiros de mercadorias – que não tenderá a abrandar, antes pelo contrário.
No top das marcas mais vendidas em janeiro, na categoria de veículos ligeiros de passageiros, 100% elétricos, não é de surpreender que a Tesla se mantenha em primeiro lugar, com 549 veículos, seguida da BMW, Mercedes-Benz, Volvo e Volkswagen.