Linha vermelha na estrada? O que é, o que significa e por que razão deve ter especial atenção

Estrada foi inaugurada em 2014 com uma previsão de 7.000 veículos por dia em média e já atingiu quase 20.000 por dia, o que inclui um grande número de veículos pesados ​​para transporte de mercadorias

Linha vermelha na estrada? O que é, o que significa e por que razão deve ter especial atenção

Sabe o que quer dizer uma linha vermelha na estrada?

Já existe no país vizinho e quem circula nas estradas espanholas deve ter reparado: no entanto, está a ser utilizada para reduzir os números da sinistralidade rodoviária. O Governo espanhol lançou várias medidas inovadoras para garantir maior segurança nas estradas – veja-se o caso de A-355, localizada na Andaluzia, uma das mais acidentadas em Espanha, sendo mesmo conhecida como ‘a estrada do medo’, responsável pela morte de 10 pessoas em 2023.

Nesse sentido, o ayuntamiento da Andaluzia, em coordenação com a Direção-Geral de Trânsito (DGT) de Espanha, realizou uma intervenção para colocar uma nova forma de sinalizar o perigo.

A delegada do Governo andaluz em Málaga, Patrícia Navarro, destacou a atuação do Governo andaluz neste troço da A-355 “onde há anos tomamos medidas, sempre dentro das nossas competências nesta estrada” mas a resposta tardia da Direção Geral de Trânsito para a instalação de radares de velocidade, como medida dissuasora obrigou a medidas… fora da caixa.

“Não ficámos parados e recorremos às medidas dissuasoras que podemos instalar no âmbito das nossas competências, como esta linha vermelha contínua”, explicaram.

Foi pintada uma linha contínua vermelha – a primeira em toda a Andaluzia-, que sublinha a proibição de ultrapassar. Serve o mesmo propósito do que um duplo traço contínuo, mas a cor mais garrida pode impedir os condutores de tentarem ultrapassagens quando estas são proibidas. Acredita-se também que o vermelho sublinhe o elevado perigo de certos locais nesta estrada. Esta medida será seguida da colocação de quatro radares educativos ou sinalização digital, que informam a velocidade atingida pelos veículos em circulação e lembram, com sinalização luminosa, a velocidade máxima permitida.

A estrada foi inaugurada em 2014 com uma previsão de 7.000 veículos por dia em média e já atingiu quase 20.000 por dia, o que inclui um grande número de veículos pesados ​​para transporte de mercadorias.

🔴🛣 Una gran línea roja remarca la prohibición de adelantamientos en la #carretera A-355 de #Coín (#Málaga)👇

📢 A esta medida se sumarán además radares pedagógicos y carteles digitales

➕ℹ https://t.co/nl4YdSI4SN ✅ pic.twitter.com/O4Wn3pvWPH

— Consejería de Fomento de la Junta de Andalucía (@FomentoAND) January 26, 2024