Atestou o seu carro durante o fim de semana? Fez muito bem. Isto porque a tendência recente de subida do preço dos combustíveis não vai ser travada. Bem pelo contrário. Por isso, prepare-se para um novo aumento a partir hoje. “A evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços em 3 cêntimos por litro na gasolina 95 e 2 cêntimos por litro no gasóleo”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à ‘Executive Digest’.
Na mesma linha, os preços dos postos junto aos hipermercados confirmam a tendência do mercado, com uma “subida de 0,0273 euros na gasolina e um aumento de 0,0197 euros no gasóleo”, avançou outra fonte.
Os preços dos combustíveis estão a valorizar há cinco semanas consecutivas, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), e a partir de segunda-feira o cenário fica mais ‘pesado’ para as carteiras nacionais. Neste período, o gasóleo já subiu 9,5 cêntimos enquanto a gasolina custa mais 6,2 cêntimos por litro.
Com os aumentos esperados na próxima semana, a sexta consecutiva, atestar o carro com 60 litros de gasóleo vai ficar quase 6 euros mais caro e encher o depósito com gasolina vai custar mais 3,7 euros face à segunda semana do ano.
Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,649 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 vale 1,707 euros.
O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 8ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 1,4 cêntimos abaixo da média europeia e 13,4 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 14ª posição do ranking europeu.
A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 80,8 cêntimos, ou seja, menos do que os 82,6 cêntimos em Espanha.
Entre os países da UE, a Dinamarca apresenta a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 2,006 euros. Já a Finlândia ‘reina’ no gasóleo: 1,931 euros.