Finalmente: a partir desta semana, os preços dos combustíveis voltam a baixar – isto depois de seis semanas consecutivas a penalizar os bolsos dos portugueses – tanto no gasóleo como na gasolina. Assim, prepare-se para um alívio na carteira a partir desta segunda-feira. “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços em 1,5 cêntimos por litro na gasolina 95 e 3 cêntimos por litro no gasóleo”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à ‘Executive Digest’.
Na mesma linha, os preços dos postos junto aos hipermercados vão seguir a tendência do mercado, com uma “descida de 0,0114 euros na gasolina e de 0,0250 euros no gasóleo”, avançou outra fonte.
Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,666 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 vale 1,738 euros.
A queda prevista para esta semana vai colocar um travão na subida recente dos preços, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG): o gasóleo subiu 11,2 cêntimos nas últimas seis semanas e esta será apenas a segunda vez que desce de preço em 2024. Já para a gasolina é uma ‘estreia’ este ano, após nove semanas consecutivas de aumentos: já não via o respetivo preço diminuir desde 18 de dezembro último, altura em que custava 1,628 euros/litro, ou seja, 11 cêntimos a menos.
Assim, a partir de hoje, atestar o carro com 60 litros de gasóleo vai ficar quase 4,92 euros mais caro e encher o depósito com gasolina vai custar mais 5,7 euros, isto face aos preços registados nas últimas descidas.
O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 8ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 0,3 cêntimos abaixo da média europeia e 13,5 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 14ª posição do ranking europeu.
A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 83 cêntimos, ou seja, menos do que os 84,8 cêntimos em Espanha.
Entre os países da UE, a Dinamarca apresenta a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 2,033 euros. Já a Finlândia ‘reina’ no gasóleo: 1,966 euros.