Sabe quais são as cidades com mais trânsito do mundo? Há uma portuguesa em destaque (e não é Lisboa ou Porto?

Estudo da TomTom analisou 387 cidades em 55 países de seis continentes: o Índice de Tráfego TomTom avaliou critérios como tempo médio de viagem, custos de combustível e emissões de CO2, proporcionando acesso gratuito a informações úteis e de alta qualidade

Sabe quais são as cidades com mais trânsito do mundo? Há uma portuguesa em destaque (e não é Lisboa ou Porto?

Há uma cidade portuguesa entre aquelas com mais trânsito do mundo, segundo revelou o índice de tráfego de 2023 do TomTom. E, curiosamente, não é Lisboa nem Porto em destaque.

De acordo com o fabricante de sistemas de navegação, há cidades que ‘testam’ a paciência dos condutores, por mais que tentem evitar os horários de pico de trânsito. E quais são as piores cidades mundiais? Londres, no Reino Unido, Dublin, na Irlanda, e Toronto, no Canadá.

O estudo analisou 387 cidades em 55 países de seis continentes: o Índice de Tráfego TomTom avaliou critérios como tempo médio de viagem, custos de combustível e emissões de CO2, proporcionando acesso gratuito a informações úteis e de alta qualidade.

E o que distinguiu as três cidades?

Londres registou 37 minutos e 20 segundos como tempo médio de viagem por 10 quilómetros, com 148 horas como tempo perdido por ano em horários de pico. Em Dublin, são necessários 29 minutos e 30 segundos para os mesmos 10 quilómetros, enquanto em Toronto são precisos 29 minutos.

Em Portugal, o Funchal é a pior cidade no que diz respeito ao trânsito: no 52º posto, são necessários 21 minutos e 30 segundos para se fazerem 10 km, com 71 horas perdidas anualmente no pico de trânsito.

Lisboa surge no 139º posto a nível mundial, com 17 minutos e 30 segundos em 10 km e 65 horas perdidas: seguem-se Porto (204º, 15 min e 50 segundos), Braga (271º, 14 minutos) e Coimbra (13 min e 20 segundos).

O estudo apontou ainda que há 80 cidades mundiais onde os condutores precisam de mais de 20 minutos para fazer uma viagem de 10 quilómetros.