A Hyundai anunciou, na passada quinta-feira, uma parceria com o KAIST (Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia) para desenvolver sensores de condução autónoma da próxima geração.
Em conjunto, a Hyundai e o KAIST estabelecerão o “Hyundai Motor GroupKAIST On-Chip LiDAR Joint Research Lab” no KAIST em Daejeon, para desenvolver sensores LiDAR para veículos autónomos avançados.
O laboratório de investigação conjunto tem como objetivo desenvolver sensores on-chip compactos e de elevado desempenho e novas tecnologias de deteção de sinais que são essenciais no mercado cada vez mais competitivo da condução autónoma. Os sensores on-chip, que utilizam a tecnologia de fabrico de semicondutores para acrescentar várias funções, podem reduzir o tamanho do LiDAR em comparação com os métodos convencionais e garantir a competitividade dos preços através da produção em massa utilizando processos de fabrico de semicondutores.
Além disso, os atuais sensores LiDAR medem a distância até aos objetos emitindo e medindo o tempo que a luz demora a regressar. No entanto, o método de deteção de sinais da próxima geração, denominado ‘Frequency Modulated Continuous Wave’ (FMCW), emite luz com uma frequência que varia ao longo do tempo e analisa a mudança de frequência da luz que regressa para detetar a distância.
Em comparação com os métodos existentes, esta tecnologia tem menos ruído de sinal, pode calcular a velocidade relativa dos objetos e pode excluir a interferência de fontes de luz externas, como a luz solar, o que a torna relativamente vantajosa em condições meteorológicas adversas.
O laboratório de investigação conjunto será composto por cerca de 30 investigadores, incluindo a equipa de investigação do Instituto Hyundai de Desenvolvimento Tecnológico Avançado e os professores do KAIST Sang-Hyeon Kim, Sangsik Kim, Wanyeong Jung e Hamza Kurt da Escola de Engenharia Eléctrica do KAIST, e estará em funcionamento durante quatro anos, até 2028.