A Tesla revelou o seu Roadster de segunda geração a 16 de novembro de 2017 – quase sete anos volvidos, o desportivo elétrico ainda não apareceu no mercado. Mas a julgar pelo entusiasmo de Elon Musk, a espera está quase no fim.
Se há alguém no mundo automóvel que sabe como divulgar um produto, esse é certamente Musk – “Nunca haverá outro carro como este, se é que se pode chamá-lo de carro”, escreveu, na rede social ‘X’, garantido que “tem a possibilidade de ser a demonstração de produto mais alucinante de todos os tempos”.
Tonight, we radically increased the design goals for the new Tesla Roadster.
There will never be another car like this, if you could even call it a car.
— Elon Musk (@elonmusk) February 28, 2024
De acordo com os responsáveis da Tesla, o design está finalizado e veremos o modelo de produção perto do final do ano. O objetivo passa por iniciar as entregas em algum momento de 2025, embora não haja ainda garantias.
Production design complete and unveil end of year, aiming to ship next yea
— Elon Musk (@elonmusk) February 28, 2024
Uma vez que passaram mais de seis anos desde a estreia do conceito Roadster, importa relembrar algumas das especificações técnicas prometidas pela Testa: originalmente, foi revelado que atingia 100 km/h em 1,9 segundos – dos 0 aos 161 km/h em apenas 4,2 segundos. Foi também indicado que o carro com tração integral poderia ultrapassar os 400 km/h e percorrer mil quilómetros com uma única carga.
O Tesla Roadster deverá ter um teto de vidro removível que vai para o porta-malas quando não estiver em uso. Elon Musk chegou mesmo a referir-se a uma opção do SpaceX com “10 propulsores pequenos dispostos ao redor do carro. Esses motores de foguete melhoram drasticamente a aceleração, velocidade máxima, travagem e curvas. Talvez até permitem que um Tesla voe”. Em maio de 2021, Musk afirmou que o carro faria dos 0 aos 100 km/h em inacreditáveis 1,1 segundos.
Se não era ‘loucura’ suficiente, Musk fez subir ainda mais as expectativas, garantindo que conseguirá fazer isso em menos de um segundo, um valor que deixa muitos especialistas desconfiados.
0-60mph < 1 sec
And that is the least interesting part
— Elon Musk (@elonmusk) February 28, 2024
Antes da alegada revelação no final deste ano, a Tesla vai aceitar reservas por 50 mil dólares cada – caso não tenha havido alterações, o preço do Roadster estará entre 200 e 250 mil dólares (cerca de 230,3 mil euros).