Uma semana após a descida do preço dos combustíveis, a partir da próxima segunda-feira prepare-se para um sentimento ‘agridoce’: isto porque, embora o gasóleo mantenha a tendência recente de descida, a gasolina está de regresso às subidas. Em comum? São mudanças ligeiras nos preços. “A evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços em até 0,5 cêntimos por litro na gasolina 95 e uma descida de 1 cêntimo por litro no gasóleo”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à ‘Executive Digest’.
Na mesma linha, os preços dos postos junto aos hipermercados vão seguir a tendência do mercado, com uma “subida de 0,0053 euros na gasolina e uma descida de 0,0097 euros no gasóleo”, avançou outra fonte.
Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,637 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 vale 1,726 euros.
De acordo com dados da DGEG, esta será a terceira vez em 2024 que o gasóleo desce de preço: ainda assim, o diesel subiu 7,3 cêntimos este ano. Já a gasolina não deu continuidade à sua ‘estreia’ nas descidas verificada na última semana, que colocou um ponto final a uma sequência de nove semanas consecutivas de aumentos – em 2024, a gasolina passou de 1,643 euros/litro para 1,727 euros/litro, mais 8,4 cêntimos.
Assim, a partir da próxima semana, atestar o carro com 60 litros de gasóleo vai ficar quase 3,78 euros mais caro face ao início do ano: já encher o depósito com gasolina vai custar mais 5,34 euros, em igual período.
O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 8ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 6 cêntimos abaixo da média europeia e 12,2 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 15ª posição do ranking europeu.
A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 82,5 cêntimos, ou seja, menos do que os 85,4 cêntimos em Espanha.
Entre os países da UE, a Dinamarca apresenta a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 2,006 euros. Já a Finlândia ‘reina’ no gasóleo: 1,868 euros.