Toyota Mirai: elétrico a hidrogénio com novas tecnologias para 2024. Conheça o novo modelo da marca japonesa

Conjunto de melhorias reforça o estatuto do Mirai de segunda geração como modelo emblemático da marca e da estratégia tecnológica multi-caminhos da Toyota para reduzir e, em última análise, eliminar as emissões de carbono

Toyota Mirai: elétrico a hidrogénio com novas tecnologias para 2024. Conheça o novo modelo da marca japonesa

O inovador Mirai da Toyota, o primeiro sedan de produção a pilha de combustível de hidrogénio do mundo, beneficia de uma série de atualizações tecnológicas para 2024 com novas e alargadas características e funções de segurança, conveniência, conetividade e entretenimento a bordo.

O conjunto de melhorias reforça o estatuto do Mirai de segunda geração como modelo emblemático da marca e da estratégia tecnológica multi-caminhos da Toyota para reduzir e, em última análise, eliminar as emissões de carbono. O grupo motopropulsor elétrico a pilha de combustível de hidrogénio (FCEV) proporciona um desempenho suave, potente e quase silencioso, sem emissões de escape para além de água pura.

As vendas europeias do Toyota Mirai 2024 tiveram início em fevereiro. Este verão, a Toyota vai fornecer 500 Mirai de emissões zero para apoiar Paris 2024, como parte de uma frota totalmente eletrificada de mais de 2.650 veículos de passageiros que está a fornecer no seu papel de parceiro mundial de mobilidade do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Paralímpico Internacional (IPC). Após os Jogos, estas viaturas continuarão ao serviço da frota de táxis a hidrogénio de Paris.

SEGURANÇA E ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR TOYOTA TEAMMATE

O Mirai adota as mais recentes características de segurança e assistência ao condutor do Toyota Teammate para proporcionar uma deteção e prevenção de acidentes mais sofisticada e reduzir a carga imposta ao condutor.

No que diz respeito aos sistemas Toyota Safety Sense, o hardware atualizado de câmaras e radares eleva a deteção de riscos de acidente a um nível superior. Por exemplo, o Sistema de Pré-Colisão (PCS) pode agora reconhecer potenciais colisões frontais e o âmbito do seu sistema de Prevenção de Colisão em Cruzamentos foi alargado para que possa responder à aproximação de tráfego em duas faixas de rodagem e de ciclistas e veículos que se aproximem lateralmente.

Do mesmo modo, os perigos reconhecidos pela Assistência à Direção de Emergência incluem agora motociclistas, para além de peões, ciclistas e veículos estacionados. Com a vantagem da nova supressão de aceleração, existe uma proteção contra a utilização súbita e involuntária do acelerador quando se viaja a baixa velocidade.

O Cruise Control Adaptativo (ACC) de gama completa foi afinado para uma resposta mais rápida e natural e a sua função de redução da velocidade em curva é ativada mais cedo, para uma condução suave numa curva.

O novo Apoio à Prevenção de Ultrapassagens evita a ultrapassagem involuntária pelo lado errado de um veículo e o Controlo Preliminar de Desaceleração/Sinal de Mudança de Direção ajuda o condutor a regressar em segurança à faixa de rodagem a uma velocidade e distância adequadas dos outros veículos.

O Assistente de Seguimento na Faixa de Rodagem (LTA) também tem uma sensação mais natural, reconhecendo quando o condutor saiu da faixa de rodagem ao tentar evitar um obstáculo e cancelando temporariamente o Aviso de Saída da Faixa de Rodagem.

Quando o ACC e o LTA estão em funcionamento, um sistema de Paragem de Emergência monitoriza a utilização do volante e dos pedais do travão e do acelerador pelo condutor. Se não houver qualquer ação durante um determinado período de tempo, soa um aviso; se não houver resposta do condutor, o carro abranda a marcha suavemente até parar e liga as luzes de emergência.

O Mirai dispõe ainda de Assistência à Condução Proativa (PDA), que fornece uma série de ajudas automáticas para uma condução mais segura a baixa velocidade. Estas incluem a Assistência à Antecipação de Obstáculos, que fornece apoio à direção e à travagem para ajudar o condutor a evitar aproximar-se demasiado de obstáculos à frente (como veículos estacionados, peões e ciclistas). A Assistência à Desaceleração proporciona uma desaceleração suave quando o condutor sai do acelerador para abrandar para um veículo mais lento à frente, ou quando entra numa curva; a Assistência à Direção deteta uma curva à frente e ajusta a força de direção para ajudar o condutor a adotar um ângulo de direção adequado.

Para 2024, os sistemas avançados de assistência ao condutor do Mirai passaram a ser de série em toda a gama – um Monitor de Ângulo Morto e um Monitor de Visão Panorâmica, que proporciona ao condutor uma visão de 360 graus da área imediatamente à volta do automóvel, para manobras mais seguras e precisas.

MULTIMÉDIA E INOVAÇÃO DIGITAL

O Mirai 2024 adota o sofisticado pacote multimédia Smart Connect+ da Toyota, ao qual se acede através de um novo ecrã tátil de 12,3 polegadas. Permite o acesso a uma navegação baseada na nuvem, constantemente atualizada com informações de trânsito em tempo real para um planeamento eficiente das viagens. Em áreas onde a ligação à nuvem não está disponível, pode ser utilizado um sistema de navegação adicional incorporado.

Como alternativa ao ecrã tátil, o condutor e o passageiro da frente podem utilizar comandos de voz e o assistente de bordo “Hey Toyota”. O novo sistema reconhece o estilo de conversação e pode ser utilizado sem que o áudio tenha de ser desligado. O pacote áudio é composto por um sistema de som premium JBL com 14 altifalantes.

Os smartphones podem ser integrados no sistema multimédia do automóvel com ligação sem fios Apple CarPlay e Android Auto e todas as cinco portas USB no habitáculo são agora USB-C para ligação e carregamento de dispositivos.

ESTACIONAMENTO REMOTO ATRAVÉS DE UMA APLICAÇÃO PARA SMARTPHONE

A Toyota está a explorar ainda mais a conveniência oferecida pelas aplicações para smartphone com uma nova função de estacionamento remoto. Esta função permite que o automóvel seja posicionado de forma suave e precisa em lugares de estacionamento apertados e pode até ser utilizada quando este se encontra fora do veículo.