O Renault 5 E-Tech está a criar muita expectativa no mercado: apesar de ter sido revelado recentemente, o novo modelo francês conta já com 50 mil pedidos de interesse, revelou Fabrice Cambolive, diretor-executivo da Renault, em entrevista à revista ‘Automotive News’.
“Abriremos as encomendas em maio e começaremos a entregar os automóveis em setembro ou outubro. O problema não é ver se temos os clientes – o desafio é ter um arranque suave e conseguir entregar os modelos aos primeiros clientes em outubro”, destacou Fabrice Cambolive.
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel polivalente, tanto em cidade como em vias rápidas, graças ao seu carregador AC de 11 kW, ao seu carregador DC de 80 kW ou 100 kW e à sua bateria de 52 kWh, que lhe permite uma autonomia de até 400 km WLTP.
O Renault 5 é o primeiro carro lançado pela Ampere, subsidiária autónoma de veículos elétricos do Grupo Renault. Será construído em Douai (França), como parte do cluster ElectriCity de fábricas de automóveis e componentes da marca. A Renault diz que o 5 levará nove horas para ser construído, mais rápido do que o Tesla.
Vai ser construído na plataforma AmpR Small, que ajuda a reduzir custos ao emprestar componentes não EV, como a suspensão dianteira, da plataforma Renault-Nissan CMF-B. A suspensão traseira multilink vem do compacto Megane E-Tech.