Arrisca-se apanhar neve ou gelo na estrada? Veja estas 10 dicas para uma condução segura e sem sustos

Assim, se estiver a planear uma viagem a uma zona em que possa estar mau tempo, veja as 10 dicas da FCNAE a ter em conta ao conduzir na neve e no gelo

Arrisca-se apanhar neve ou gelo na estrada? Veja estas 10 dicas para uma condução segura e sem sustos

Conduzir no inverno não permite momentos de excesso de confiança, se não quiser fazer uma visita ‘inesperada’ à oficina. Em particular este inverno, com mudanças bruscas de temperatura e condições meteorológicas. Veja-se este fim de semana, marcado por precipitação abundante e queda de neve nos pontos mais altos de Portugal continental.

Geadas e fortes precipitações são duas condições climáticas muito perigosas durante o inverno: de acordo com a Fundação da Confederação Nacional das Escolas de Condução (FCNAE), citado pelo jornal espanhol ‘El Confidencial’, há riscos envolvidos na condução em tais cenários.

Assim, se estiver a planear uma viagem a uma zona em que possa estar mau tempo, veja as 10 dicas da FCNAE a ter em conta ao conduzir na neve e no gelo.

Em primeiro lugar, a FCNAE aconselhou a condução apenas nos percursos estritamente necessários, e que o faça depois de consultar os boletins meteorológicos ou possíveis avisos sobre o estado das estradas próximas. Não se esqueça: se conduzir sobre neve ou gelo, além do perigo que isso acarreta, enfrenta fatores de risco como pavimento escorregadio, visibilidade reduzida ou probabilidade de encontrar estradas fechadas.

É importante que saiba que a forma como conduzi difere na neve ou no gelo. Portanto, se encontrar neve na estada, faça o possível para seguir pelos sulcos deixados por outro veículo – se houver pouca neve, conduza fora dos sulcos, mas paralelo ao seu percurso. Depois, senhor condutor, conduza em velocidade reduzida e mantenha-a sempre que possível, evitando ao máximo acelerações e travagens. Caso seja necessário reduzir a velocidade, é sempre melhor realizar desacelerações suaves – tire simplesmente o pé do acelerador.

Por outro lado, se precisar de reduzir muito a velocidade, é melhor usar o travão, que atua nas quatro rodas, do que parar abruptamente o motor, que apenas reduz em duas rodas. Além do mais, os atuais sistemas ABS são altamente aperfeiçoados, por isso é altamente recomendável travar bruscamente, se necessário.

Por outro lado, e como terceiro conselho, ao conduzir no gelo o condutor deve saber que é praticamente impossível conduzir o veículo com segurança. Se o gelo aparecer aos poucos no pavimento, a direção do veículo ficará excessivamente macia. Ao arrancar num pedaço de gelo, procure arrancar com mudanças altas, acelerações muito suaves, tentando não tocar no travão e rodando suavemente a direção. Resumindo, a condução deve ser muito tranquila.

Tome nota: é aconselhável levar sempre um raspador no veículo e ter correntes na bagageira. No caso do raspador, a sua função não é apenas limpar completamente o para-brisas, mas também os vidros e o vidro traseiro, garantindo assim a melhor visibilidade possível.

Se tiver o para-brisas estiver congelado, em momento algum deve descongelar borrifando água quente sobre ele, pois pode rachar. É também importante viajar com um carregador para o telemóvel, água, alguns alimentos, agasalhos suficientes e um cobertor, dada a possibilidade de ficar temporariamente imobilizado. Por exemplo, devido a um engarrafamento ou a um veículo a bloquear a estrada.

Outro conselho da FCNAE é instalar pneus de inverno, se as temperaturas forem inferiores a sete graus Celsius, para garantir maior aderência em piso escorregadio e, assim, evitar que a borracha perca as propriedades de aderência. E se estivermos ao volante, é aconselhável reduzir consideravelmente a velocidade, pois a falta de aderência dos pneus ao piso pode fazer com que o veículo saia da estrada numa curva gelada a apenas 20 km/h. Na verdade, ao conduzir na neve ou no gelo é difícil manter a trajetória do veículo, mesmo em baixas velocidades, e principalmente no gelo. Portanto, o motorista deve executar as manobras de forma progressiva e sem movimentos bruscos, seja com a direção, com os travões ou com o acelerador.

Também é muito importante aumentar a distância de segurança nessas condições climáticas. No gelo, o veículo pode precisar de até 10 vezes mais espaço para parar. Outra dica importante, de acordo com o FCNAE, é que para colocar correntes é preciso saber fazer. Para isso, é melhor usar luvas e praticar antes de sair para a estrada. E, também importante, as correntes estão localizadas no eixo motor.

Em caso de neve é obrigatório ligar pelo menos os médios. Além disso, se o veículo possuir farol de neblina dianteiro, é aconselhável ativá-lo também. Nesta situação é proibido o uso da luz de nevoeiro traseira, pois só é obrigatório ativá-la em caso de forte nevão