O fim da era do petróleo como recurso já está a ser discutido há várias décadas, no entanto, o conceito do pico do consumo de petróleo, ou seja, o ponto em que o consumo atinge o seu máximo antes de começar a cair, tem sido frequentemente discutido, principalmente devido à eletrificação da economia e ao aumento da eficiência dos combustíveis fósseis.
Recentemente, analistas da empresa de investimentos G&R divulgaram um cenário, onde utilizaram dados da Noruega, para refutar algumas das expectativas sobre o declínio do consumo de petróleo e das emissões de CO2.
Enquanto a Agência Internacional de Energia (AIE) estabelece 2030 como o possível pico do consumo de petróleo, alguns analistas previam, há alguns anos, que esse pico seria mais iminente devido à rápida adoção de veículos elétricos. No entanto, os números atuais mostram que o consumo global de petróleo atingiu os 103 milhões de barris por dia em 2024, um aumento de 2,3 milhões desde 2019.
A Noruega, frequentemente apontada como um modelo de transição para veículos elétricos, apesar de ter alcançado um sucesso notável na adoção de carros elétricos, com 82% das vendas de automóveis novos a serem elétricos em 2023, o consumo de petróleo e combustível não diminuiu drasticamente no país. Isso deve-se, em parte, a políticas governamentais que subsidiam a compra de veículos elétricos, revela o ‘elEconomista’.
Além disso, a Noruega beneficia de uma infraestrutura única, alicerçada numa produção de eletricidade quase inteiramente livre de carbono graças a vastos recursos hidroelétricos.
No entanto, o sucesso da Noruega não pode ser replicado em todos os países, e a dependência do país em importações de veículos elétricos, principalmente da China, levanta preocupações sobre as verdadeiras emissões de carbono associadas à transição para veículos elétricos em grande escala.
Esses dados desafiam a narrativa otimista de que os veículos elétricos são a solução definitiva para reduzir as emissões de carbono. Em vez disso, eles destacam a necessidade de uma mudança mais ampla para fontes de energia renovável em toda a cadeia de produção e consumo de veículos elétricos.