A gigante tecnológica chinesa Xiaomi afirmou, esta terça-feira, que pretende iniciar as entregas do seu primeiro veículo elétrico (EV) ainda em março, naquela que será a primeira incursão na competitiva indústria automóvel – o preço do novo veículo deverá ser anunciado a 28 deste mês, indicaram os britânicos do ‘BBC’.
De acordo com a quinta maior fabricante de smartphones da China, já estão disponíveis 59 lojas em 29 cidades na China para receber as encomendas, num momento em que se intensifica uma guerra de preços entre a BYD e a Tesla em solo chinês, o maior mercado automóvel a nível mundial.
Segundo Lei Jun, CEO da Xiaomi, no lançamento do Speed Ultra 7 (SU7), a empresa tecnológica pretende-se tornar uma das cinco maiores fabricantes de automóveis do mundo e vai investir 10 mil milhões de dólares nos próximos 10 anos.
Lei Jun garantiu que o SU7 tem uma tecnologia de “motor superelétrico” capaz de acelerar mais rápido do que alguns concorrentes da Tesla e da Porsche – a Xiaomi aguarda que o sistema operacional partilhado do carro com os seus smartphones e outros dispositivos atraia os clientes existentes.
O SU7 será fabricado por uma unidade da fabricante estatal de automóveis BAIC Group, numa fábrica em Pequim que pode produzir até 200 mil veículos por ano.