A Volkswagen alarga a sua oferta de modelos desportivos GTX. Com uma dupla estreia mundial, os novos modelos ID.3 GTX e ID.7 GTX Tourer são agora os primeiros a fazer a sua estreia. Os dois modelos altamente dinâmicos da Volkswagen serão lançados em breve com um design exterior personalizado, incluindo distintas assinaturas luminosas dianteiras e traseiras, interior com detalhes de design desportivo e motores potentes.
Desde 2021 que os modelos mais desportivos da Família ID. totalmente elétrica já ostentam a sigla GTX, tendo por base o historial de designações desportivas da Volkswagen com as designações GTI, GTD ou GTE.
GTX é já uma história de sucesso. Os modelos desportivos e dinâmicos com a sigla GTX propõem um género de mobilidade elétrica completamente único. O facto de um em cada cinco ID.4 e ID.5 recentemente registados na Europa ser um modelo GTX mostra bem a popularidade das versões junto dos clientes. A Volkswagen alargou agora as características dinâmicas que estão na base deste sucesso para o ID.3 GTX e ID.7 GTX Tourer, com uma configuração técnica única em ambos os casos.
O caráter do ID.3 GTX. A Volkswagen vai lançar o ID.3 GTX de tração traseira em duas variantes. O modelo topo de gama é o ID.3 GTX Performance, um automóvel desportivo compacto e ágil.
“Com a sua espontânea e superior entrega de potência, o novo ID.3 GTX Performance é para mim a contrapartida elétrica do nosso ícone desportivo compacto, o Golf GTI Clubsport”, indicou Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen responsável pelo Desenvolvimento. “Naturalmente, um motor elétrico e um motor a gasolina sobrealimentado têm personalidades únicas. No entanto, o ID.3 GTX Performance e o Golf GTI Clubsport partilham a mesma e fascinante ligeireza na aceleração”.
“Com o ID.3 GTX, a Volkswagen está a transferir uma tradição de quase 50 anos dos seus modelos GT compactos para o mundo da mobilidade elétrica”, precisou.
O design e o equipamento do ID.3 GTX. O ID.3 GTX distingue-se de todos os outros modelos da gama graças ao seu design exterior único. O para-choques dianteiro específico apresenta uma nova entrada de ar preta independente com um design em forma de diamante, com novas luzes de circulação diurna à esquerda e à direita. Os elementos da carroçaria em preto têm um acabamento de alto brilho, que se aplica adicionalmente às bases das portas laterais e ao novo difusor traseiro.
Também novas são as jantes de liga leve Skagen de 20 polegadas montadas de série. Um conjunto de características específicas do GTX personalizam o interior do veículo: com o seu design ergonómico, os bancos desportivos (em tecido e pele) fornecidos de série sublinham o caráter desportivo dos ID.3 mais potentes. Outros elementos de design específicos do GTX são a costura decorativa vermelha nos bancos e no volante multifunções e o revestimento de elevada qualidade do cockpit. O ID.3 GTX Performance, mais potente, está equipado com o controlo adaptativo do chassis, DCC.
O caráter do ID.7 GTX Tourer. Tal como o ID.4 GTX e o ID.5 GTX, a mais potente carrinha produzida pela Volkswagen possui sistema de tração integral que pode acionar o eixo dianteiro simultaneamente com o eixo traseiro. Kai Grünitz lembrou que “o ID.7 GTX Tourer abre caminho a um novo tipo de mobilidade desportiva combinando o espaço e a versatilidade de uma carrinha com a performance de um desportivo. É fascinante a forma como os motores elétricos disponibilizam a potência e binário máximos em frações de segundo”.
O design e o equipamento do ID.7 GTX Tourer. A frente do ID.7 GTX Tourer distingue-se dos restantes modelos da gama através do para-choques distinto com grelha em forma de favo de mel e grupos óticos específicos, incluindo emblemas iluminados. Tal como no ID.3 GTX, todos os elementos em preto têm um acabamento de elevado brilho. Tal aplica-se adicionalmente às soleiras laterais e à zona inferior do para-choques traseiro, com design GTX.
Tal como no ID.3 GTX, o ID.7 GTX Tourer está equipado de série com jantes de liga leve Skagen de 20 polegadas. O requinte interior fica a cargo de bancos específicos (aquecidos à frente) com o logo GTX embutido nos encostos, costuras a vermelho nos bancos, no painel de instrumentos e nos frisos das portas, bem como um volante multifunções específico para o GTX com pespontos decorativos vermelhos. A bagageira com um volume máximo de 1.714 litros é igual à das variantes de tração traseira.