A única unidade a vir para Portugal do Mercedes-AMG ONE, hiperdesportivo de mais de três milhões de euros do qual serão produzidas apenas 275 unidades para todo o mundo, já foi entregue. A encomenda deste exemplar único no país foi da responsabilidade da Sociedade Comercial C. Santos.
O único Mercedes-AMG ONE a vir para Portugal foi entregue agora ao cliente (que quis manter o anonimato), mas o processo de encomenda, através da Sociedade Comercial C. Santos, deste hipercarro de mais de três milhões de euros, decorreu em 2017, ao longo de vários meses. Foi um processo de seleção que deu ao cliente a oportunidade de comprar um automóvel tão único, do qual serão produzidos somente 275 exemplares, todos identificados com a inscrição 1/275.
Ao longo do processo, acompanhado por Rui Sampaio, vendedor da Sociedade Comercial C. Santos, o cliente passou por várias etapas até poder firmar o contrato de encomenda. Os critérios eram apertados: os interessados tinham de ter um histórico de relacionamento com o grupo Mercedes-Benz, ser colecionadores de automóveis e ter a intenção de manter o Mercedes-AMG ONE nessa coleção (ou seja, a venda no curto prazo não podia estar nas intenções do potencial cliente).
Foram largos meses de conversações, incluindo uma reunião secreta nos arredores de Genebra (Suíça) em que os presentes não podiam ter telemóvel ou relógio, até o negócio ter luz verde para avançar. A configuração final da unidade decorreria em Munique (Alemanha), no fim de 2018.
As características técnicas únicas do Mercedes-AMG ONE fizeram com que os prazos de arranque de produção se prolongassem e foi só no início de 2023, mais de cinco anos após o anúncio oficial no Salão Automóvel de Frankfurt, que a primeira unidade saiu da linha de montagem. Dado o carácter artesanal deste autêntico Fórmula 1 de estrada, os restantes exemplares têm sido entregues de forma espaçada, com a unidade entregue ao cliente português da Sociedade Comercial C. Santos a chegar agora, já depois ter recebido, em março de 2021, um Mercedes-AMG GT Black Series Edition ONE, exemplar exclusivo para clientes do hiperdesportivo.
Passados cerca de sete anos, e com Mercedes-AMG ONE entregue, Rui Sampaio continua a falar do modelo com a mesma paixão do mesmo dia. “A Sociedade Comercial C. Santos ser o único concessionário português a comercializar um automóvel raro como o Mercedes-AMG ONE é motivo de natural orgulho e é mais um modelo que fica na história de uma empresa com muitos momentos marcantes”, começa por referir.
Este profissional salienta que este sucesso da empresa surge da “ligação e dos laços especiais” criados com os clientes e a sua integração no espírito da empresa. “Foi esta nossa postura de proximidade que permitiu, indiretamente, que este cliente tivesse a oportunidade de adquirir um automóvel tão especial como este”, conclui Rui Sampaio, que está na Sociedade Comercial C. Santos desde 2007 e desde então já esteve na venda de milhares de automóveis, mas poucos tão especiais como este.
“Fórmula 1” de estrada
O Mercedes-AMG ONE (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado: 8,7 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 198 g/km; consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 32 kWh/100 km) é, de facto, um modelo único e que replica a tecnologia de um Fórmula 1 num automóvel que cumpre os requisitos legais para homologação para circular em estradas públicas.
Com um motor de combustão V6 turbo de 1.6 litros e quatro motores elétricos, a cadeia cinemática híbrida E PERFORMANCE é construída pelos especialistas do desporto automóvel da Mercedes AMG High Performance Powertrains em Brixworth (Reino Unido), que também são responsáveis pelo desenvolvimento e produção das unidades de propulsão dos monolugares da equipa Mercedes AMG Petronas F1. A montagem de todo o veículo será realizada em Coventry (também no Reino Unido).
Este hiperdesportivo produz uma potência total de 1063 cv (782 Kw) e tem transmissão manual automatizada de sete velocidades com embraiagem de corrida de carbono de 4 discos. O motor a combustão, montado em posição central traseira, debita 574 cv às 9000 rpm, mas tem o seu limitador apenas às 11 000 rpm. Os quatro motores elétricos somam 450 kW (611 cv). Um está montado na cambota, outro está integrado no turbocompressor e os restantes dois encontram-se no eixo dianteiro.
Com esta unidade motriz, o Mercedes-AMG ONE atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 352 km/h. Com uma aceleração 0-100 km/h em 7,9 segundos, 0-200 km/h em 7 segundos ou 0-300 km/h em 15,6 segundos, este “monstro” redefine a ideia de condução e o desempenho total de todos os seus motores operam tal como na Fórmula 1. Nunca houve nada parecido.
Estratégias inteligentes de funcionamento
O Mercedes-AMG ONE é um modelo carregado de tecnologia, toda virada para o desempenho. Em termos gerais, a cadeia cinemática híbrida plug-in (autonomia elétrica de até 18 km) de elevado desempenho oferece várias estratégias inteligentes de funcionamento que são idealmente adaptadas a diferentes situações de aplicação. Os modos de condução variam desde um funcionamento puramente elétrico a um modo de elevada dinâmica (estratégia 2), que corresponde a uma configuração utilizada nas sessões de qualificação da Fórmula 1 para os melhores tempos por volta possíveis. Apesar da elevada complexidade do sistema, o condutor terá sempre à sua disposição a melhor combinação de desempenho e eficiência – em função dos requisitos do momento.