Simples, compacto e de ótima experiência de condução, o Mazda2 Hybrid acaba de ser atualizado, revelando agora um exterior genuinamente Mazda e tecnologias de segurança melhoradas. É também mais fácil de configurar, com uma estrutura de versões reformulada, integrando cinco patamares de equipamento.
Lançado há quase dois anos, o Mazda2 Hybrid afirmou-se de imediato como um modelo evolutivo no portefólio da Mazda. Para 2024, o modelo adota uma nova “face”, fruto de um novo design do para-choques e grelha frontais, juntamente com uma nova conceção da traseira, trabalho do Estúdio de Design Europeu da Mazda, agora com um portão da bagageira integralmente na cor da carroçaria. Esta configuração proporciona-lhe um visual mais desportivo, conferindo ao modelo uma superfície expressiva que realça o trabalho sofisticado dos artesãos.
O Mazda2 Hybrid apresenta uma tecnologia híbrida inteligente que alterna facilmente entre os modos elétrico, a gasolina e combinado. O modelo compacto combina um motor a gasolina de três cilindros, com 1490 cm³ e 92 cv/68 kW, com um motor elétrico de 59 kW, para uma potência total do sistema de 116 cv/85 kW. O modelo híbrido de 2024 acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 175 km/h.
Ao nível dos consumos de combustível e dependendo das dimensões das jantes e da versão/equipamento, a gama Mazda2 Hybrid regista um intervalo entre os 3,8 e os 4,3 l/100 km, para emissões de CO2 situadas entre os 87 e os 97 g/km (valores combinados WLTP).
Todas as versões garantem um elevado nível de segurança, integrando-se, no seu equipamento de série, sistemas de segurança pré-colisão, de aviso de saída da faixa de rodagem, de reconhecimento de sinais de trânsito e de cruise control adaptativo, entre outros.
Uma geração 2024 reformulada e recheada de conteúdos
A geração 2024 do Mazda2 Hybrid estará disponível numa gama muito simplificada e composta por cinco níveis de equipamento: Prime-Line, Centre-Line e Exclusive-Line, para além dos patamares Homura e Homura Plus.
A versão Prime-Line apresenta-se com uma lista abrangente de equipamento de série que inclui fecho centralizado remoto, vidros dianteiros elétricos, ar condicionado automático, um ecrã multimédia de 9 polegadas, incluindo um sistema áudio com dois altifalantes, Bluetooth, DAB, Apple CarPlay e Android Auto sem fios, uma entrada USB-C, cruise control adaptativo e luzes traseiras em LED. Conta agora, de série, com numerosas funcionalidades de segurança, incluindo câmara de visão traseira, reconhecimento de sinais de trânsito, travagem automática de emergência e assistência à direção.
O nível Centre-Line acrescenta vidros elétricos à frente e atrás, espelhos de cortesia para condutor e passageiro, spoiler traseiro, limpa para-brisas com sensores de chuva, bancos aquecidos (no centro e norte da Europa, disponibilidade no sul a partir do nível Exclusive-Line), volante e alavanca de velocidades revestidos a pele, bem como um sistema áudio melhorado, com seis altifalantes.
O patamar intermédio Exclusive-Line conta com espelhos retrovisores laterais rebatíveis automaticamente, sistema de entrada e arranque inteligente, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, jantes de liga leve de 16 polegadas, bancos com apoio lombar e regulação em altura para passageiro (ambos apenas em versões de volante à esquerda) e como volante aquecido (apenas nos mercados do norte e centro da Europa).
Versão de referência na atual gama Mazda, o nível Homura adiciona ao acima descrito as jantes de liga leve de 17 polegadas e uma decoração exterior em preto piano, faróis dianteiros, de nevoeiro e farolins traseiros em LED, vidros traseiros escurecidos, espelho retrovisor interior com escurecimento automático, cluster digital para condutor com 7 polegadas de diâmetro, carregamento de telemóvel sem fios e bancos desportivos em pele. No topo, a versão Homura Plus inclui ecrãs de maiores dimensões, incluindo um ecrã multimédia de 10,5 polegadas e cluster digital para o condutor de 12,3 polegadas, bem como um sistema Head-Up Display a cores, de 10 polegadas, e sistema de navegação. Conta ainda com um tejadilho panorâmico.
“O Mazda2 Hybrid é um modelo importante para a Mazda no mercado europeu, sendo que estamos convictos de que, ao disponibilizarmos uma gama completa de tecnologias sustentáveis – de veículos elétricos a bateria, híbridos e híbridos plug-in com um motor rotativo como gerador de energia – estamos a sustentar a base da nossa Estratégia Multi-Soluções, visando uma mais rápida e eficaz redução dos valores das emissões”, referiu Luis Morais, diretor-geral da Mazda Motor de Portugal.
“Para o efeito e no âmbito dessa mesma estratégia, pretendemos acelerar, ainda mais, o processo de eletrificação da nossa gama de modelos, pretendendo ter no mercado, até 2030, uma gama completa de veículos elétricos, integrados aos segmentos mais importantes do mercado europeu”, concluiu.