Os futuros carros elétricos da BMW terão carregamento bidirecional, garantiu esta quinta-feira a marca alemã: a Neue Klasse será a tão esperada plataforma dedicada para carros elétricos da BMW, que será lançada em 2025 com um SUV.
A nova ‘onda’ de EV com o famoso ‘roundel’ branco e azul já vão suportar carregamento bidirecional, o que significa dizer que os futuros iX3 SUV (2025) e i3 sedan (2026) poderão funcionar como bancos de energia para utilizar em sua casa, desde em eletrodomésticos, e-bikes, equipamentos de camping e outros produtos. Embora as marcas tenda a cobrar por quase tudo, a capacidade bidirecional será padrão nos modelos baseados em Neue Klasse.
Embora os EV e PHEV atuais utilizem baterias com células prismáticas, a próxima onda de baterias vai trazer células redondas: de acordo com a BMW, a velocidade e o alcance de carregamento aumentarão 30%, enquanto a densidade de energia aumentará 20%.
A BMW pretende implementar o carregamento bidirecional em três etapas, começando com ‘Vehicle to Home’ para sua casa. Seguir-se-á o ‘Vehicle to Grid’, permitindo ao proprietário do automóvel devolver a energia armazenada à rede, mas apenas nos países onde a legislação o permita. Curiosamente, a marca de luxo alemã não disse nada sobre ‘Vehicle to Vehicle’ para fornecer energia a outro Neue Klasse EV.
Após o lançamento do iX3 e do i3, a BMW pretende lançar pelo menos mais quatro modelos com as mesmas bases até 2028. Até ao final da década, a marca sediada em Munique projetou que mais de metade das suas vendas anuais globais serão representadas por EV. No início da década de 2030, o Mini e o Rolls-Royce ficarão totalmente elétricos.