Exclusivo McLaren Elva Chassis 001 vai a leilão: modelo britânico é um ‘monstro’ de sobrecarga pura de condução (mas não espere uma pechincha…)

Em 2015, a McLaren anunciou a sua Ultimate Series - o auge absoluto da gama do fabricante britânico. E não há dúvida que cumpriram a promessa, com modelos de elite como o Speedtail, Senna e Senna GTR

Exclusivo McLaren Elva Chassis 001 vai a leilão: modelo britânico é um ‘monstro’ de sobrecarga pura de condução (mas não espere uma pechincha…)

É o carro de estrada mais leve e extremo da McLaren: o Elva Chassis 001 vai estar disponível num leilão da Sotheby’s no Mónaco: por isso, marque a data – 11 de maio de 2024. No entanto, como deve imaginar, vai necessitar de uma verba generosa para resgatar este monstro de produção exclusiva alimentado por um motor biturbo de 4,0 litros para 804 CV.

Em 2015, a McLaren anunciou a sua Ultimate Series – o auge absoluto da gama do fabricante britânico. E não há dúvida que cumpriram a promessa, com modelos de elite como o Speedtail, Senna e Senna GTR. No entanto, os especialistas apontam que, quando há uma sobrecarga sensorial pura e não diluída de condução, essa é conseguida na conquista final da Ultimate Series – o Elva.

O modelo foi o primeiro carro de estrada com cabina aberta da McLaren e uma máquina projetada para criar uma conexão incomparável entre o motorista, a estrada e os elementos. “Nada o leva mais perto da emoção”, foi a descrição da McLaren sobre a experiência única proporcionada pelo Elva.

O Elva apresenta um visual dramático com ligações claras a alguns dos modelos mais lendários da McLaren, apresentando um nariz baixo e arcos frontais pronunciados. A ausência de teto, janelas laterais e pára-brisa expõe o motorista ao mundo exterior, o que torna este roadster o carro mais leve que a empresa já fabricou, com apenas 1.269 kg.

A McLaren dotou o Elva de uma potência fenomenal, cortesia de um motor biturbo de 4,0 litros que gera 804 CV a 7.500 rpm e 800 Newton-metros de torque a 5.500 rpm. Isto é transmitido à estrada através de uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades. Veja os números: 0-100 km/h em 2,8 segundos e 0-200 km/h em 6,8 segundos. A velocidade máxima do Elva é de surpreendentes 326 km/h.

Foram produzidos apenas 149 unidades, o que torna este modelo muito cobiçado – de acordo com a McLaren, não existem dois modelos exatamente iguais.

O Chassi 001 foi encomendado pelo seu proprietário a 30 de agosto de 2022 à McLaren Vienna por 1,5 milhões de euros: viria a ser registado na Alemanha e teve apenas um proprietário. O Elva está disponível com apenas 8 quilómetros no hodómetro.

Agora, vem a parte ‘chata’: a licitação deste modelo começa no milhão de euros, sendo expectável que possa atingir mais de 1,5 milhões de euros ao feliz proprietário.