Volvo Cars inicia nova era hoje: último modelo a diesel produzido vai direto para o museu da marca sueca

Decisão de eliminar completamente os motores diesel ilustra a rapidez com que tanto a indústria automóvel como a preferência dos clientes estão a mudar para responder à crise climática

Volvo Cars inicia nova era hoje: último modelo a diesel produzido vai direto para o museu da marca sueca

Esta quarta-feira, a Volvo Cars vai cumprir a sua promessa de 2023 de abandonar a produção de automóveis a diesel e vai produzir aquele que será o último modelo movido a gasóleo da história da marca sueca – trata-se de um Volvo XC90 que sairá da linha de produção da fábrica Torslanda, na Suécia, e que segue diretamente para o Museu da marca em Gotemburgo, assinalando assim o fim de uma era.

O anúncio do fim da produção de veículos a diesel aconteceu durante a ‘Climate Week’, em Nova Iorque, em setembro de 2023, tornando a marca num dos primeiros fabricantes de automóveis tradicionais a dar este passo.

Hoje fica marcada uma nova era para a Volvo Cars. A decisão de eliminar completamente os motores diesel ilustra a rapidez com que tanto a indústria automóvel como a preferência dos clientes estão a mudar para responder à crise climática.

Há apenas quatro anos, o motor a gasóleo liderava as vendas de veículos novos. Nessa altura, a maioria dos automóveis que a Volvo vendia era alimentada por um motor a gasóleo, enquanto os modelos eletrificados estavam apenas a começar a deixar a sua marca.

Desde então, essa tendência inverteu-se em grande medida, impulsionada pela evolução da procura do mercado, por regulamentos de emissões mais rigorosos e pela aposta da Volvo na eletrificação. A maioria das vendas da marca na Europa consiste agora em automóveis eletrificados, com um grupo motopropulsor totalmente elétrico ou híbrido plug-in.

O facto de haver menos carros a gasóleo nas ruas tem também um efeito positivo na qualidade do ar urbano; embora os motores a gasóleo emitam menos CO2 do que os motores a gasolina, emitem mais gases como o óxido de azoto (NOx), que têm um efeito adverso na qualidade do ar, especialmente nas zonas urbanas.

Recorde-se que, em 2022, a Volvo já havia decidido abandonar o desenvolvimento de novos motores de combustão. Nesse ano, a empresa vendeu a sua participação na Aurobay, a empresa de joint venture que albergava todos os restantes ativos para motores de combustão, garantindo que a Volvo já não iria gastar um único euro do seu orçamento de I&D no desenvolvimento de novos motores de combustão interna.

“Os automóveis elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões de gases de escape. Estamos totalmente concentrados na criação de uma gama vasta de automóveis premium, totalmente elétricos, que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo. Serão também uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas”, destacou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

Um dos planos ambientais e de transformação mais ambiciosos da indústria automóvel

A partir de 2030, a Volvo Cars pretende comercializar apenas automóveis 100% elétricos e atingir, até 2040, a neutralidade climática. Estas metas bem definidas, que visam a eletrificação total da Volvo, fazem parte de um dos planos ambientais e de transformação mais ambiciosos da indústria automóvel.

O recente relatório ‘Global Climate Stocktake’, publicado pelas Nações Unidas, sublinhou a urgência da emergência climática enfrentada pela humanidade, bem como a necessidade de passar ação.

“O que o mundo precisa agora, nesta altura crítica para o nosso planeta e para a humanidade, é de liderança. É hora dos líderes políticos e da indústria serem fortes e decisivos, e apresentarem políticas e ações significativas para combater as alterações climáticas”, reforçou Jim Rowan. “Estamos empenhados em fazer a nossa parte e encorajamos os nossos pares, bem como os líderes políticos de todo o mundo, a fazerem a sua.”