Volvo EX30 é o novo World Urban Car 2024

O mais pequeno SUV da Volvo concorreu para o prémio de World Urban Car 2024 ao lado de uma gama muito competitiva de nomeados e estava ainda indicado como um dos três melhores automóveis do mundo, de entre uma lista de 38 modelos

Volvo EX30 é o novo World Urban Car 2024

Urbano, pequeno, sustentável e símbolo de design escandinavo, o novo Volvo EX30 foi pensado ao pormenor para se adaptar à vida dinâmica nas cidades, razão pela qual acaba de ser considerado World Urban Car de 2024 nos prestigiados prémios internacionais World Car Awards.

O mais pequeno SUV da Volvo concorreu para o prémio de World Urban Car 2024 ao lado de uma gama muito competitiva de nomeados e estava ainda indicado como um dos três melhores automóveis do mundo, de entre uma lista de 38 modelos. A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no passado dia 27 de março no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque.

“Ganhar este prémio com o EX30 é muito gratificante e uma forte validação da nossa ambiciosa estratégia rumo à eletrificação. A reação dos clientes ao EX30 tem vindo a exceder as nossas expectativas – um automóvel perfeito para o mercado atual, à medida que um número cada vez maior de clientes muda para automóveis 100% Elétricos. Estou convencido de que o EX30 irá contribuir fortemente para o nosso crescimento deste ano e dos próximos anos”, frisou Jim Rowan, CEO Volvo Cars.

Recorde-se que o EX30 foi apresentado no verão passado tendo recebido uma aclamação universal e conquistado já diversos prémios importantes. A sua popularidade entre os clientes tem sido notável, com a Volvo a prever que seja mesmo um dos seus modelos mais vendidos do ano.

O novo EX30 veio juntar-se a uma gama de automóveis Volvo composta por várias soluções híbridas ou 100% Elétricas que são a base da aposta da eletrificação total que a Volvo espera atingir até 2030.

Pensado para ter a pegada de CO2 mais baixa de sempre, de entre os modelos da marca, o novo EX30 foi criado para a vida agitada das cidades e pensado para tornar tudo mais seguro, cómodo e funcional graças à tecnologia de ponta que incorpora e ao design escandinavo pensado ao mais ínfimo pormenor.

Com cinco cores exteriores vibrantes, que lhe conferem carácter e personalidade, desde o elegante Cloud Blue ao brilhante e expressivo Moss Yellow, o EX30 tem também interiores expressivos em diversas cores e texturas personalizáveis, feitos a partir de materiais reciclados e renováveis, como a ganga, o linho e a lã.

O EX30 foi também concebido para ser tão seguro como seria de esperar da Volvo e tem como objetivo proteger não só o condutor e ocupantes, mas também outros condutores, peões ou ciclistas em ambientes urbanos agitados. Por exemplo, o Volvo EX30 inclui de série, um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista, motociclista ou outro utente da via que esteja a passar.

Os clientes podem escolher entre três grupos propulsores elétricos: uma versão Single Motor com 200 kW (272 CV) e uma bateria de 51 kWh; uma versão Single Motor Extended Range com a capacidade da bateria aumentada para 69 kWh; e uma versão Twin Motor com dois motores com 315 kW (428 CV) e uma bateria de 69 kWh.

O EX30 oferece uma autonomia de até 476 km e a sua bateria pode ser recarregada de 10 a 80 por cento da capacidade em pouco mais de 25 minutos.