Em fevereiro último, as vendas de automóveis diesel na Europa estiveram muito próximas de serem ultrapassadas pelos eléctricos: 80% dos lançamentos de 2024 são de carros que não possuem diesel. Na Europa neste ano (com dados de janeiro e fevereiro) as vendas de automóveis a diesel constituem 13,1% do mercado total, uma queda de 2,3 pontos em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, no passado mês de fevereiro, as vendas de automóveis a gasóleo foram ainda mais baixas (com 12,9% de quota) e muito próximas de serem ultrapassadas pelos elétricos (que obtiveram 12% de quota), categoria em que a Tesla é líder absoluta. O que prova que a procura por carros a diesel estão a cair, mas também porque as marcas estão a deixar de oferecer novas opções a diesel, lembrou o jornal ‘El Español’.
E quais são as marcas em questão?
Alfa Romeo – a marca italiana vai renovar a gama nos próximos anos: por exemplo, os lançamentos aguardados (Stelvio e Giulia) serão 100% elétricos, com base na plataforma STLA. Mesmo o Milano, baseado na plataforma CMP, também não terá variantes diesel, somente elétricas e híbridas.
Citroën – a empresa francesa também abandonou o diesel no novo C3. Este citadino estará disponível apenas na versão 100% elétrica ou com variantes a gasolina. Porém, não terá versão diesel, como acontece com a versão atual.
Cupra – a marca espanhola ‘largou’ os modelos a diesel. Os dois primeiros carros a chegar são o Terramar, o Tavascan (que será 100% elétrico) e o Raval (que também será 100% elétrico). Além disso, os próximos modelos deverão ser o Formentor 100% elétrico em 2027 ou 2028 e outro SUV ou crossover maior também 100% elétrico.
Dacia – outra marca que também não adiciona motores diesel aos seus novos lançamentos, como prova o novo Duster, que só está disponível com motores a gasolina e versões híbridas.
DS – A DS, tal como os restantes carros do grupo Stellantis, deixará de ter versões diesel nos seus novos modelos. Principalmente nos de maior porte, já eletrificados.
Fiat – os novos modelos já não incluíram mais versões a diesel. Um bom exemplo é o Fiat 600, que só está disponível como híbrido moderado ou elétrico puro.
Lexus – em 2012, a Lexus já anunciava que se estava a despedir do diesel para optar pela hibridização. Foi um dos primeiros fabricantes a tomar a decisão.
MG – já só tem à venda carros tradicionais a gasolina, híbridos – que estão a chegar – e também carros elétricos puros. Portanto, é mais um fabricante não possui mais carros a diesel.
Mitsubishi – a marca japonesa não oferece mais carros com motores diesel. Aliás, todos os lançamentos atuais já contam com algum tipo de eletrificação.
Nissan – também não dispõe de carros com motores a diesel. Além disso, o seu plano de lançamento já inclui mais modelos eletrificados do que a combustão.
Opel – A empresa alemã do Grupo Stellantis é outra das fabricantes que também deixa de lado os motores diesel, como mostram os próximos modelos que chegarão a médio prazo. Por exemplo, nos próximos Frontera e Grandland, a empresa alemã não tem planos para introduzir modelos diesel, mas sim versões híbridas leves, plug-in ou puramente elétricas.
Peugeot – Entre os próximos lançamentos da Peugeot encontramos o 3008 e o 5008. São dois carros relativamente grandes, já que um deles tem cerca de 4,5 metros e o outro 4,8 metros. São, portanto, dimensões notáveis e nas quais até há poucos anos estes tipos de automóveis eram movidos por motores diesel. Porém, ambos os modelos só nascem com motores a gasolina com hibridização leve ou com versões 100% elétricas.
Porsche – a marca premium também se despediu do diesel há muito tempo e está focada em lançamentos como o próximo Macan, que será 100% elétrico.
Renault – a marca francesa é também outra que eliminou a incorporação de motores diesel nos seus novos modelos. Bons exemplos disso são o Austral ou o Rafale, todos também em segmentos de média ou grande dimensão onde era comum ver diesel. Pois bem, ambos os modelos nascem com mecânica híbrida ou híbrida plug-in e sem motores diesel.
Smart – sob a liderança da Geely, agora aposta apenas em veículos elétricos.
Subaru – também não possui modelos a diesel. Entre os últimos lançamentos, destaca-se o Solterra, veículo 100% elétrico desenvolvido em conjunto com a Toyota.
Suzuki – é outra das marcas que já não oferece motores diesel e só tem modelos eletrificados na sua gama.
Volvo – já parou de fabricar carros a diesel. Especificamente, esta quarta-feira ficou marcada pela produção do último carro com motor diesel.