Nos últimos anos, a procura por soluções de transporte sustentável e a legislação automóvel tem-se intensificado em todo o mundo. Com a crescente preocupação com as emissões de carbono e a necessidade de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, as empresas têm procurado desenvolver tecnologias inovadoras para impulsionar a mobilidade elétrica.
Nesse contexto, o BYD com o Dolphin emerge como uma promissora opção para os consumidores urbanos – e não só – preocupados com o meio ambiente e ávidos por tecnologia de ponta.
A BYD mantém toda primorosa uma cadeia de valor assente na venda massiva de veículos com tecnologia de ponta, possuindo minas de lítio, fábricas de baterias, baterias Blade inovadoras (que a concorrência já as compra), uma cadeia logística constituída por enormes navios para entrega rápida, preço atrativo e produto de boa qualidade.
Faz parte da “Ocean aesthetics” – linha inspirada nos animais marinhos e no oceano – sendo que o nome “Dolphin” não é coincidência, uma vez que os golfinhos são conhecidos pela sua inteligência, destreza e eficiência em navegar nos oceanos, características que o Dolphin quer trazer para as cidades mas também para as estradas nacionais pois a sua autonomia superior a 400km WLTP (mais de 300km em estrada aberta) assim o permite.
O BYD utiliza uma nova geração da plataforma dedicada a carros elétricos sob o nome e-Platform 3.0, que graças à melhor distribuição de peso oferece desempenho e alcance mais eficientes. A carroçaria aerodinâmica e perfil elegante oferece uma estética futurista, mas também maximiza a eficiência energética, aumentando a autonomia da bateria.
Integra também oito componentes-chave, incorporando a Unidade de Controlo do Veículo, o Sistema de Gestão da Bateria, a Unidade de Distribuição de Potência, o Controlador DC-DC, o carregador de bordo, o motor de tração e a transmissão sendo que este sistema de Propulsão Elétrico de Produção em massa 8 em 1 garante uma larga otimização da utilização do espaço e da eficiência energética.
Trata-se de um modelo elétrico compacto, espaçoso, ergonómico e confortável. A qualidade dos materiais e de construção é boa e o ambiente a bordo é jovial, moderno e direcionado para um publico mais jovem. Os bancos desportivos são confortáveis e ergonómicos, aquecidos. Possui um painel de instrumentos de pequena dimensão, mas suficientemente legível onde permite ver os modos de condução Sport, Eco, normal e Neve impulsionados pelos 204CV.
Em termos dinâmicos é um automóvel prático e previsível de se conduzir. Possui um bom comportamento e um conforto muito interessante. Adora a cidade, mas não se assusta em estrada aberta, nem em autonomia nem numa utilização familiar. Tem tudo para agradar, até o preço final desde 29 950€.