A primeira edição do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop foi um enorme sucesso e validou as escolhas e a ousadia do Clube Escape Livre em recuperar a primeira prova automobilística por etapas realizada em Portugal.
A parceria com as Câmaras Municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda, lançou as bases para esta segunda edição repleta de novidades, a primeira delas a nova data. O Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop vai para a estrada nos dias 27 a 30 de junho e foi apresentado no Solar do Vinho da Beira Interior, na Guarda.
Com a presença dos presidentes das Câmaras de Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Sabugal, e perante uma sala que foi pequena para jornalistas e convidados, o presidente do Clube Escape Livre apresentou as novidades da segunda edição do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop.
Assumindo uma desejável rotatividade, a edição de 2024 da prova imaginada por Tavares de Mello mantém o percurso de cerca de 400 km e vai sair da Guarda rumo a Coimbra, seguindo, depois, para Castelo Branco e regressando à Guarda, cidade que será, assim, ponto de partida e de chegada.
Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda, destacou esta rotatividade lembrando que “o sucesso da primeira edição foi enorme porque o projeto é bom! E este ano com a partida da Guarda, a cidade mais Alta, mantivemos o nosso apoio e manteremos para o futuro”.
Desta forma, o Clube Escape Livre cumpre a promessa feita desde a primeira hora de rodar a cidade de partida e chegada a cada edição. Por outro lado, esta rotatividade permite algumas mudanças em termos de percurso para proporcionar ainda maior prazer de condução.
E, também, permite visitar o Solar de Tavares de Mello, na freguesia de Casteleiro. Foi ali que nasceu José Caetano de Tavares de Mello Costa Lobo pelo que será uma ocasião para conhecer mais da pessoa que criou o Circuito das Beiras com passagem pelo concelho do Sabugal.
E Vítor Proença, o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, lembrou exatamente isso sustentando que “devemos honrar o legado deste filho do Casteleiro e do Sabugal e, claro, não poderíamos ficar de fora desta iniciativa que para além de tudo o mais, promove a nossa região”.
José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, destacou o facto “da parceria entre o Clube Escape Livre e Coimbra ter corrido tão bem que, naturalmente, não poderíamos deixar de apoiar este evento. O Escape Livre recuperou uma memória do passado e acabou por ser um desfile magnífico de automóveis antigos que destacou, muito, a nossa região”.
Já Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, lembrou que “fomos desafiados na primeira edição e descobrimos um evento que teve enorme receção por parte das pessoas, valorizando de forma clara os nossos territórios. Por isso decidimos voltar a apoiar o Circuito das Beiras”.
Motos celebram primeira prova entre Guarda e Coimbra
Por outro lado, a alteração da cidade de partida e chegada do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop fermentou a ideia de uma parceria entre o Clube Escape Livre e o Moto Clube da Guarda. No caso para celebrar a primeira corrida de motocicletas em Portugal. Aconteceu há 121 anos e ligou, exatamente, a Guarda a Coimbra. Desta forma, motos e automóveis vão fazer a primeira etapa do evento em conjunto o que adiciona camada extra de interesse à iniciativa.
Outra novidade da edição de 2024 reside na internacionalização do evento. A cerca de dois meses da realização do passeio estão inscritas várias equipas estrangeiras que trazem os seus clássicos até Portugal. Juntam-se a vários outros participantes que já colaram o seu nome à lista de inscritos.
Nomes e máquinas importantes já inscritos
Destacamos, já inscritos, Pedro Villas Boas em MG J2 de 1932, Arménio Marques, em Ford A Coupé de 1932, José Reis em Fiat Balila de 1932, José Romão de Sousa em Alvis de 1933, Manuel Simões em Adler de 1936, José Fernandes e Manuel José em Nash de 1938 e David Fernandes em Fordson de 1952.
Das quatro equipas estrangeiras já inscritas, destaque para o inglês Rudiger Friedrichs e o australiano Michael Wilkinson, ambos em Alvis de 1933.
O Museu de Salamanca repete a presença com o magnífico Berliet de 1926 e, desta vez, o Museu do Caramulo participa com duas imponentes viaturas, um Minerva e um Packard, ambos dos anos 20.
As categorias de veículos admitidos permanecem as mesmas – pré-guerra e clássicos até 1978 – com a junção dos motociclos com data de produção até 1978 e o limite de 40 inscrições no total.
Para a edição deste ano mantiveram-se as parcerias com o Museu do Caramulo, Museu de História de la Automocion de Salamanca, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e Automóvel Clube de Coimbra, além do apoio das Câmara Municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda a que se juntaram a Câmara Municipal do Sabugal e a Junta de Freguesia de Casteleiro, concelho e freguesia onde nasceu Tavares de Melo. O patrocínio continua a ser da Bridgestone e First Stop com o Grupo Litocar a ser responsável pela marca oficial do evento.
Por outro lado, à prova de vinhos da Beira Interior, cortesia da CVRBI e do seu presidente Rodolfo Queiróz, juntou-se a oferta de garrafas de vinho das Adegas Cooperativas de Beira Serra, Fundão e Pinhel para que todos os convidados da conferência de imprensa pudessem levar consigo os néctares produzidos nesta região.