As marcas automóveis estão a receber cada vez mais pedidos de personalização dos carros, o que tem levado os fabricantes a alocar mais recursos nas cadeias de fornecimento e equipamentos especializados: a expectativa do CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, é um dia vender um carro de 10 mil milhões de dólares. Embora o diga a brincar, salientou o ‘Financial Times’, a ideia baseia-se num fenómeno que está a varrer o setor: clientes super-ricos dispostos a pagar preços exorbitantes para criar o seu próprio carro único.
“É um sonho, mas seria o cúmulo do luxo”, salientou Vigna à publicação americana. Até recentemente, as opções de personalização de carros como um Rolls-Royce, Bentley ou Aston Marin limitavam-se a extras como cor da pintura, tipo de estofos ou rodas.
Mas, nos últimos cinco anos, as coisas mudaram: os clientes ricos estão dispostos a gastar cada vez mais para personalizar o máximo possível os seus carros – por vezes, optando por redesenhar os próprios o carro inteiro. “Se se pensar na Bentley há 20 anos, escolhia-se a cor, tecido e rodas, e ninguém pedia mais. Agora tudo mudou. A procura pela customização de modelos disparou e talvez porque as pessoas possam expressar a sua própria estética e as suas preferências”, indicou Adrian Hallmark, ex-CEO da Bentley, que vai tornar-se CEO da Aston Martin este ano.
Este boom de hiperpersonalização já levou ao aumento da rentabilidade de marcas como Ferrari e Bentley, capazes de satisfazer as exigências dos grandes consumidores.
Em 2023, a Ferrari elevou as suas previsões de rentabilidade em todos os trimestres e registou um lucro líquido recorde de 1,26 mil milhões de euros, dos quais cerca de 460 milhões vieram do que os clientes mais exclusivos pagam pela personalização.
A Bentley, por sua vez, aumentou os seus lucros quase 10 vezes desde 2019, atingindo 589 milhões de euros no ano passado, impulsionada pelo que a empresa chamou de níveis “impressionantes” de gastos com personalização. Na Rolls-Royce, marca de luxo da BMW, foi criada uma divisão que trata de recursos personalizados. Muitas vezes, o custo de um carro excede em um milhão de euros devido aos gostos dos clientes.
Um dos elementos mais populares da Rolls-Royce é um céu noturno com pequenas luzes de fibra ótica reguláveis instaladas no teto do carro, permitindo observar as estrelas.
Mas alguns clientes desejam que a sua visão noturna seja ainda mais personalizada. Um solicitou um bordado da superfície lunar cheia de crateras. Segundo a Rolls-Royce, isso exigiria pelo menos 250 mil pontos, rodeados por 1.183 “estrelas” de fibra ótica. Outro casal de Xangai encomendou uma constelação baseada na sua filha – inseriram também as suas pegadas no painel branco do carro.
Alguns clientes solicitam que o exterior do carro corresponda ao interior personalizado. Há histórias curiosas na indústria sobre cores de tintas, desde uma equipe da McLaren que teve de viajar até um chalé suíço para capturar a tonalidade exata do nascer do sol sobre a neve, até o engenheiro que voltou de comboio para a fábrica da Bentley em Crewe com as unhas pintadas com o tom de rosa desejado pela cliente.
Uma das tendências mais recentes são os painéis e acessórios de fibra de carbono. Como material é resistente, leve e muito caro. Se usada sem pintura, a sua superfície capta a luz de diferentes ângulos e cria um efeito brilhante. A Ferrari ficou surpreendida no ano passado com a popularidade desta opção.
Em 2023, um comprador da Bentley gastou 400 mil euros a substituir quase toda a carroceria por fibra de carbono, algo que duplicou o preço do carro. Outro solicitou madeira da sua própria floresta para o interior do seu novo Bentley, projeto que elevou o preço do carro para mais de 2 milhões de euros.