Tesla mantém-se o elétrico mais vendido: saiba quais as restantes marcas preferidas dos condutores portugueses

No final deste primeiro trimestre de 2024, a Tesla é líder do mercado de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos, com uma margem considerável para o segundo lugar ocupado pela BMW, seguida da Mercedes-Benz, Citroen e Volvo

Tesla mantém-se o elétrico mais vendido: saiba quais as restantes marcas preferidas dos condutores portugueses

As vendas de veículos elétricos continuam a registar valores impressionantes em Portugal: em março último, foram registados mais de cinco mil veículos – entre pesados e ligeiros. Acrescentando os valores das vendas dos veículos da categoria Plug-in, então o valor atingiu as 8.161 unidades. De facto, os números continuam a dar prova que a mobilidade elétrica é o caminho a tomar e que a sociedade está em rota de mudança de paradigma, revelou esta terça-feira a Associação da Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).

Em março, registaram-se 4.100 veículos 100% elétricos novos (BEV – Battery Electric Vehicle), importaram-se 938, num total de 5.038 veículos 100% elétricos novos e importados em Portugal.

Em relação aos veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicles), venderam-se 2.550 novos e importaram-se 573, dando um total de 3.123 veículos híbridos plug-in para o parque nacional.

Portanto, como referido na introdução, foram vendidos 8.161 veículos elétricos (BEV + PHEV), que se traduz no maior registo dos primeiros três meses do ano.

Pode tirar-se uma conclusão importante: somente no primeiro trimestre, já foram vendidos, em 2024, mais veículos 100% elétricos em Portugal do que durante todo o ano de 2020: 10.558 veículos 100% elétricos, de todas as categorias de ligeiros e pesados, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.

Adicionalmente, o primeiro trimestre de 2024, foi o melhor dos últimos 5 anos. Ainda em comparação com 2020, temos os números seguintes: 2.883 vs. 10.558! Ou seja, em cinco anos verifica-se um aumento superior a três vezes e meio, em termos de quantidade de veículos a entrar para a vida dos portugueses, e Portugal continua a ficar bem no panorama geral quando comparado com outros países europeus.

Na análise das vendas por tipo de energia, relativamente ao mês anterior, a quota apenas aumentou 0,36%. É um aumento muito ténue, mas Portugal continua a observar vendas de veículos movidos a gasóleo em torno da fasquia dos 7%, enquanto o valor das vendas de veículos elétricos continua a rondar os 28%, ou seja, quatro vezes maior. Este facto é positivo, em virtude de que são os veículos movidos a gasóleo os que mais emissões emitem para a atmosfera, e é importante registar este facto em 2024, quando estamos a percorrer o caminho da diminuição das emissões.

Marcas de veículos elétricos mais vendidas em Portugal

Em março de 2024, pelo quinto mês consecutivo, a Tesla é a marca mais vendida de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos e no total acumulado de 100% elétricos e híbridos plug-in.

No final deste primeiro trimestre de 2024, a Tesla é líder do mercado de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos, com uma margem considerável para o segundo lugar ocupado pela BMW, seguida da Mercedes-Benz, Citroen e Volvo.

Nas restantes categorias de veículos rodoviários, no acumulado de 2024, a Toyota mantém a liderança no mercado dos veículos ligeiros de mercadorias (segmento em franco crescimento, com o aumento do número de empresas a eletrificar as suas frotas comerciais), seguida da Peugeot, Ford, Critoen, Maxus e Dacia. No segmento dos veículos de duas rodas – motociclos e ciclomotores –, a BMW recupera o primeiro lugar de vendas, seguida de perto pela Super Soco.

Relativamente aos veículos pesados, não se registaram alterações, visto que foi somente matriculada uma unidade este mês. Pelo desafio logístico e de produção destes veículos, é natural que existam “picos” de vendas, quando são entregues as encomendas todas de uma só vez. Atualmente, encontra-se a decorrer o programa de incentivo de aquisição de autocarros 100% elétricos (Descarbonização dos Transportes Públicos do Plano de Recuperação e Resiliência) por parte do Fundo Ambiental, com uma dotação de noventa milhões de euros, o que certamente fará crescer o parque de autocarros 100% elétricos em circulação em Portugal.

Quanto aos triciclos e quadriciclos, sem surpresas, a Citroen mantém a liderança, com o caso de sucesso do modelo AMI, que cada vez mais tem sido o veículo escolhido para transporte de correspondência/encomendas, frotas de apoio logístico, etc.

Face a alguns agoiros de que as vendas de veículos elétricos em Portugal abrandaram em março, indicando uma estagnação da Mobilidade Elétrica, importa compreender que embora os números sugiram um abrandamento, tal não significa que a procura por veículos elétricos tenha diminuído, são matriculados cada vez mais veículos elétricos todos os meses.