A emblemática marca de Pontedera vai celebrar os seus 140 anos com uma série comemorativa de Vespa GTV limitada a 140 unidades que vão estar à venda por apenas quatro dias.
A Piaggio, responsável pela Vespa, foi fundada em Génova em 1884 pelo jovem Rinaldo Piaggio (então com 20 anos) e começou a construir móveis navais, vagões ferroviários e carrocerias de camiões. Com a I Guerra Mundial entraria no setor aeronáutico e nos anos anteriores à II Guerra Mundial já era um dos maiores fabricantes de aviões italianos: por isso, as fábricas da Piaggio em Génova, Finale Ligure e Pontedera eram alvos militares e foram destruídas durante o conflito.
Após a sua morte, os filhos Enrico e Armando assumiriam as rédeas; o primeiro como encarregado da reconstrução da fábrica de Pontedera , apostando numa reconversão industrial que os levaria a apostar na mobilidade individual na Itália do pós-guerra…. e com ele chegaria a Vespa.
Para celebrar o aniversário, o Piaggio Styling Center criou um modelo Vespa exclusivo que aponta diretamente para o coração dos fãs da marca e de seus colecionadores. Trata-se de uma Vespa 140 única, limitada a 140 unidades que estará à venda apenas durante as Jornadas Mundiais da Vespa, que este ano se realizam em Pontedera a partir desta quinta-feira – e até dia 21. O evento vai reunir milhares de vespistas e motoclubes do modelo de 66 países.
Criada com base na Vespa GTV, a exclusiva Vespa 140 caracteriza-se esteticamente pelas cores azul e azul claro sobre corpo branco, as cores institucionais do Grupo Piaggio, que brincam com os gráficos clássicos e o novo monograma Vespa e assim o logotipo de aniversário. O assento monolugar também é azul, com costura dupla (tom sobre tom) e em forte contraste para dar mais personalidade.
A Piaggio Vespa 140 é movida por um monocilíndrico de 300 cc (motor de alto desempenho) com refrigeração líquida e injeção eletrónica para entregar quase 24 CCV de potência. É o motor de maior desempenho alguma vez instalado numa Vespa. Tal como o GTV, os faróis são todos LED, incluindo o característico farol baixo, enquanto a instrumentação mantém o elegante formato circular, mas agora totalmente digital.