“Elephant”: o álbum icónico dos ‘The White Stripes’ tem uma ligação ao V10 da Lamborghini

Numa altura em que os entusiastas da música de todo o mundo se preparam para celebrar o Record Store Day, a 20 de abril de 2024, a Lamborghini capta o espírito de Hackney, o cenário musical arrojado e um foco de criatividade

“Elephant”: o álbum icónico dos ‘The White Stripes’ tem uma ligação ao V10 da Lamborghini

Quando o Lamborghini Gallardo foi lançado em 2003, fazendo furor com o seu novo motor V10 gutural e constituindo uma segunda linha de modelos superdesportivos para a Automobili Lamborghini, no East End londrino o engenheiro de gravação Liam Watson e a dupla de rock americana The White Stripes também faziam história.

Numa altura em que os entusiastas da música de todo o mundo se preparam para celebrar o Record Store Day, a 20 de abril de 2024, a Lamborghini capta o espírito de Hackney, o cenário musical arrojado e um foco de criatividade.

Nesta paisagem industrial, que assistia ao início da construção dos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2012, o produtor britânico Liam tinha criado os Toe Rag Studios em 1991, onde, em vez de utilizar a mais recente tecnologia digital, adotou máquinas analógicas de fita magnética de quatro pistas e equipamento de gravação anterior aos anos 60. A sensação emotiva e tangível da gravação analógica também atraiu os The White Stripes, também conhecidos por Jack e Meg White, que Liam conheceu quando dava concertos no icónico The 100 Club, em Londres.

O Jack ligou-me e disse: “Posso entrar e gravar uma canção, esta noite?”, recorda Liam. “Tivemos de trabalhar muito com a mistura, os faders, para conseguir o som certo. Não era assim que se gravavam discos! Mas era tão emocional, tão prático, um sentido tão físico do som. E Jack decidiu que gostaria de gravar a maior parte do álbum ‘Elephant’ dessa forma: penso que foi o último álbum ‘mainstream’ a ser gravado em formato analógico”.

Incluindo o single de sucesso “Seven Nation Army” e o seu ‘riff’ indomável que ainda se ouve nos estádios de futebol e nos meios de comunicação social de todo o mundo, o quarto álbum dos The White Stripes, “Elephant”, recebeu uma classificação de cinco estrelas da revista Rolling Stone e confirmou o talento do duo de ‘Indie rock’ e ‘garage’ em todo o mundo.

“Quando o álbum foi lançado, em 2003, o Gallardo estava a chegar às estradas”, afirma Liam. “O Gallardo faz-me lembrar o meu filho: ele adora carros. O Gallardo era imponente, nada tímido! E 20 anos mais tarde, quando ‘Elephant’ foi relançado, em 2023, lá estava o V10 Huracán Tecnica[1]. É um carro impressionante”.

A geração de modelos Lamborghini V10 teve início com o Gallardo, o antecessor do Huracán. Atualmente, o Tecnica incorpora tecnologia digital e eletrónica altamente avançada e desenvolvida para proporcionar um superdesportivo notável e divertido de conduzir, tanto em estrada como em pista, com todas as funcionalidades de conectividade e HMI.

Como diz Liam Watson: “Em 2003, o meu estúdio adotou o analógico emotivo e, em 2023, com o áudio digital, as possibilidades são infinitas. O mesmo acontece com o V10 da Lamborghini: experimentei o

Gallardo e o Huracán Tecnica e aprecio ambos. “No fim de contas, tal como no ‘Seven Nation Army’, o que sobressai sempre é uma boa canção!”

O fotógrafo David James Swanson, que captou os The White Stripes durante a gravação de “Elephant”, contribui para partilhar o passado e documentar esta nova história, mais de 20 anos depois, com uma entrevista nos bastidores e uma sessão fotográfica. As suas imagens de Liam Watson nos Toe Rag Studios e dos Lamborghini Gallardo e Huracán Tecnica nas ruas de Hackney são, obviamente, captadas tanto em analógico como em digital.

O Record Store Day é uma celebração global da cultura das lojas de discos, festejada pela primeira vez em 2007 por um grupo de proprietários de lojas independentes nos EUA, com o evento internacional inaugural em abril de 2008. Atualmente, é celebrado por milhares de lojas em todo o mundo, honrando o seu papel nas comunidades locais e as pessoas envolvidas, incluindo funcionários, clientes, artistas e editoras.