O Grupo MCoutinho registou em 2023 um volume de negócios de 476 milhões de euros, alcançando um crescimento de cerca de 35% face ao período homólogo, para o qual contribuíram as vendas de mais de 15.500 automóveis novos e seminovos – mais 3 mil unidades do que no ano anterior.
Estrutura de implantação em amplo crescimento
A expansão do Grupo MCoutinho foi reforçada com a entrada no mercado de Lisboa, em 2021, ano em que afirmou o posicionamento da empresa a nível nacional, depois da aquisição da Lisboa Oriente e da Louresfor, num investimento na ordem dos 5,5 milhões de euros. No seguimento desta operação, bem como do reforço da parceria estratégica com a Stellantis, a MCoutinho Lisboa ampliou o seu portfólio em 2023, incorporando as marcas de prestígio Alfa Romeo e DS, além da inclusão da Opel e da Spoticar.
Recorde-se também que, em 2023, o Grupo MCoutinho adquiriu a empresa Bomcar, com duas localizações das marcas BMW, Mini e MG em Leiria e Coimbra. O processo garantiu, igualmente, a entrada estratégica do grupo no mercado dos motociclos com a BMW Motorrad, a KTM e a Husqvarna, aumentando, assim, o portfólio de insígnias da empresa.
Sublinha-se ainda que, já este ano, o Grupo MCoutinho abriu as portas do novo concessionário Mercedes-Benz em Penafiel, representando um investimento de 7 milhões de euros, reforçando a oferta no segmento premium.
O Grupo MCoutinho integra, atualmente, um portefólio de 28 marcas automóveis e a reparação autorizada de 33 a nível nacional. Fundado em 1956, o grupo apresenta uma implantação geográfica nacional, nomeadamente com presença nos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria e Lisboa.
Como suporte à expansão do negócio, a operação do Grupo MCoutinho conta com 90 pontos de venda – 78 afetos a veículos novos e 12 no âmbito dos usados –, 24 unidades após venda (104 reparadores autorizados), 15 centros de colisão, 8 estações rent-a-car e 3 centros logísticos de peças.
“Em 2023, o Grupo MCoutinho superou todas as expectativas, alcançando um crescimento de cerca de 35% e consolidando-se como um dos principais players do mercado automóvel português. Este sucesso é resultado da nossa estratégia de expansão, diversificação e foco na excelência do serviço ao cliente e da sustentabilidade”, referiu António Coutinho, CEO do Grupo MCoutinho.
O Grupo MCoutinho faturou 476 milhões de euros em 2023, mantendo a tendência de crescimento consecutivo, regularmente acima de 30%, nos últimos anos. Neste ponto, refira-se que a empresa encerrou o exercício de 2022 com um volume de negócios de 355 milhões de euros e 264 milhões de euros em 2021. O crescimento de 80% – comparativamente a 2021- permite que, no último ano, a empresa tenha ampliado a sua estrutura com 138 funcionários, contando atualmente com mais de 1.300 colaboradores.
Operação nacional da MCoutinho integra 5 soluções transversais
Atualmente, o Grupo MCoutinho opera com 5 negócios especializados, nomeadamente: MCoutinho Colisão (centros de colisão); MCoutinho Mobility (soluções de mobilidade); MCoutinho Peças (peças originais e aftermarket); MCoutinho Pro (soluções para empresas); e MCoutinho Usados (automóveis usados e seminovos).
Destaque para a MCoutinho Mobility, que tem como missão desenvolver a oferta de serviços nos segmentos da eletrificação e da mobilidade. Neste ponto, refira-se que a Greenmotion, rede internacional de rent-a-car do segmento de turismo, chegou a Portugal em 2023 através da MCoutinho, com a abertura de estações em Lisboa e no Porto, posicionando-se no mercado enquanto referência no aluguer de viaturas flexível, económico e simples. Até ao final do ano, está prevista a expansão para Faro.
A MCoutinho Colisão possui uma extensa rede de centros de colisão, com 30 anos de experiência, especializando-se na reparação, recondicionamento e smart repair. Refira-se também a liderança da MCoutinho Peças no mercado de peças originais, representando 32 marcas e cobrindo 98% do parque automóvel com call center B2B, canal online e 3 centros logísticos em Lisboa, Matosinhos e Porto. Especializada, igualmente, em peças independentes no aftermarket, a empresa representa 21 marcas neste segmento e inclui, ainda, a rede de oficinas independentes Rino.
Já a MCoutinho Pro concentra-se no segmento B2B, proporcionando soluções personalizadas para empresas, desde aconselhamento de veículos até atendimento especializado de vendas e pós-venda. Por fim, a marca MCoutinho Usados conta com uma rede nacional com 12 pontos de venda e uma oferta alargada a todas as marcas e segmento, com oferta complementar de serviços, personalizada e ajustada às expectativas do consumidor, destacando-se, aqui, as soluções de financiamento, seguro e garantia.