Elon Musk, dono da Tesla, quer que os seus veículos elétricos possam ser alugados pela empresa ou pelos próprios proprietários para serem utilizados por outros condutores. O multimilionário pretende que a sua frota de carros autónomos possa funcionar como uma combinação entre Airbnb e Uber, segundo revelou na semana passada durante a teleconferência com os seus investidores por ocasião da publicação de resultados do primeiro trimestre de 2024.
Durante a reunião, Elon Musk indicou que a Tesla irá operar a frota de carros autónomos, parte da qual será propriedade de utilizadores finais, permitindo o aluguer dos mesmos, incluindo aqueles dos utilizadores finais quando estes não os utilizam, embora estes tenham a opção de determinar as condições de aluguer.
“Os utilizadores finais poderão adicionar ou remover o carro da frota sempre que quiserem, e poderão decidir se querem que o seu carro seja usado apenas pelos seus amigos, familiares ou por utilizadores de cinco estrelas exclusivamente”, frisou Musk, que destacou que os proprietários destes veículos poderão alugar o carro a outro utilizador que o poderá conduzir enquanto o proprietário não o estiver a utilizar, “como no Airbnb”.
O objetivo deste plano é treinar o modelo de IA que opera no sistema de direção autónoma da Tesla, cuja versão mais recente é o FSD 12.3 (‘Full-Self-Driving’). Esta tecnologia precisa de trabalhar continuamente para detetar falhas, corrigi-las e tomar as decisões corretas – quanto mais são utilizados, mais dados processam, aumentando assim a sua eficiência. Portanto, se um condutor utilizar o carro autónomo da Tesla nos finais de semana, a empresa tem interesse que este veículo possa ser utilizado por outros motoristas, pois, desta forma, o seu sistema de direção autónoma vai melhorar.
De acordo com dados da Tesla, os carros passam mais de 90% do tempo estacionados, fator que pode afetar o desenvolvimento da tecnologia da Tesla. Contudo, o magnata sul-africano tem um plano paralelo: dado que os carros autónomos requerem um nível de tecnologia muito elevado para funcionar, Musk pretende que estes veículos sejam capazes de utilizar os seus chips para outras tarefas quando não estiverem em uso. “Como Amazon Web Services”, disse o CEO da Tesla.
No entanto, o foco da Tesla é estabelecer preços mais acessíveis nos seus carros, conforme foi explicado na publicação dos resultados do primeiro trimestre de 2024: a Tesla tem o objetivo de “atualizar a linha de modelos para apresentá-los antes de começar a produzi-los na segunda parte de 2025”. Embora a empresa tenha sofrido a maior queda de rendimento em 12 anos, o anúncio de carros mais baratos levou-a a registar uma subida em bolsa de mais de 27% nas últimas cinco sessões.