O tempo do motor de combustão não está a acabar: quem o diz é a Aston Martin, que desenvolveu um novo motor V12 que, no futuro, será utilizado nos modelos mais exclusivos da marca britânica – vai ser produzido em números limitados e é feito à mão.
A aposta nos motores de combustão é justificada pela Aston Martin com a sua tradição de um quarto de século com motores V12 – o novo motor foi elogiado como “um excelente exemplo das extraordinárias capacidades de engenharia interna e um campeão do envolvimento emocional”.
O novo V12 vai debitar 835 CV e um torque excecional de de 1.000 Nm. “O novo motor é o resultado de uma reformulação completa que visa a otimização e melhoria, refinando cada etapa do processo de combustão para alcançar desempenho e eficiência sem precedentes”, destacou Aston Martin.
Os destaques de hardware do novo motor V12 incluem um bloco de cilindros reforçado, cabeçotes de cilindro redesenhados com árvores de cames redesenhadas e novas portas de admissão e escape. Velas de ignição reposicionadas e novos injetores visam garantir uma combustão otimizada, enquanto novos turbocompressores com velocidades mais altas e menor inércia garantem melhor desempenho e resposta do acelerador.
O motor V12 será utilizado pela primeira vez num modelo que tem estreia prevista para 2024.
Dawn of a new V12 era.
All will be Vanquished.#AstonMartin #TwelveCylinders
— Aston Martin (@astonmartin) May 1, 2024