Embora o mercado de veículos em segunda mão tenha atravessado uma fase de turbulência em anos recentes, continua a crescer. A inflação e o aumento das taxas de juro têm atraído os compradores, assim como a disponibilidade limitada de automóveis novos.
As preferências por automóveis nos diferentes países variam: o mesmo modelo pode ser muito procurado num país, mas pouco apreciado noutro. A ‘carVertical’, empresa de dados do ramo automóvel, analisou relatórios históricos reais de automóveis de 15 países, entre os quais Portugal, com o objetivo de identificar os modelos mais procurados em 2023.
Mercedes-Benz Classe C: o modelo mais verificado em Portugal
Quanto mais verificado é um determinado modelo de automóvel na plataforma da ‘carVertical’, maior é a sua procura. Essa relação permite identificar os veículos mais procurados pelos compradores.
O Mercedes-Benz Classe C foi o automóvel mais verificado em Portugal no ano de 2023 – representou 9 % do total de relatórios gerados na plataforma, seguido do Volkswagen Golf (7,7 %), do Renault Mégane (6,9 %), do Mercedes-Benz Classe A (5,9 %) e do Mercedes-Benz Classe E (3,9 %).
Os portugueses parecem mostrar interesse pelos veículos da Mercedes-Benz, que têm uma boa reputação no mercado de automóveis em segunda mão. As funcionalidades avançadas, o elevado nível de conforto, e o interior luxuoso fazem destes veículos uma escolha de eleição entre os compradores.
Ao todo, os veículos da Mercedes-Benz representaram 26,9 % das verificações em Portugal, sendo este o fabricante de veículos mais popular no país. A Renault (13,9 %) e a Audi (11,9 %) são igualmente procuradas por compradores de automóveis em segunda mão.
“Os veículos da Mercedes-Benz dominam claramente a preferência junto das pessoas que procuram um carro usado em Portugal mas que têm curiosidade em investigar o seu historial. Isto é especialmente importante na compra de um carro importado, independentemente da data em que foi introduzido em Portugal. Os registos históricos estrangeiros podem revelar razões pouco agradáveis por detrás do preço atrativo de venda”, explicou Matas Buzelis, diretor de Comunicação da carVertical.
Modelos populares podem ter quilometragem manipulada e danos antigos
Embora os modelos mais populares recebam grande atenção no mercado de carros em segunda mão, os compradores devem ser prudentes na aquisição destes veículos. Muitos dos carros dos modelos mais procurados em Portugal têm quilometragem manipulada e historial de danos, o que pode transformar a sua aquisição num problema bastante dispendioso.
Cerca de 0,4 % de todos os automóveis Mercedes-Benz Classe C verificados na ‘carVertical’ tinham quilometragem falsificada e 37,9 % já tinham sofrido danos. A situação do Golf é ainda pior: 1,9 % de veículos com o conta-quilómetros manipulado e 49,3 % com danos. Nos modelos Mégane, 2,1 % tinham o conta-quilómetros adulterado e 26,2 % tinham sofrido danos menores ou maiores. A percentagem de automóveis da Classe A com o conta-quilómetros alterado e com danos foi de 0,6 % e 30,6 %, respetivamente. O Classe CL registou ainda mais danos: 35,6 %.
Eis o valor médio de danos de cada modelo: 7.631 € no Classe C, 7.376 € no Golf, 5.855 € no Mégane, 6.670 € no Classe A, e 4.700 € no Classe CL.
O estado de um automóvel depende muito da forma como o anterior proprietário o manteve. Por isso, antes da compra, é sempre melhor verificar o historial do veículo e consultar um mecânico profissional.
Na Europa, os compradores preferem a BMW, a Audi e a Volkswagen
No que diz respeito às tendências globais de compra, o Volkswagen Golf foi o modelo de automóvel mais verificado na ‘carVertical’, com uma percentagem de 4,91 %. O BMW Série 3 (4,89 %), o Volkswagen Passat (3,75 %), o BMW Série 5 (3,68 %) e o Audi A4 (3,53 %) também estiveram entre os automóveis mais procurados em todos os países inquiridos.
Todos estes modelos têm a reputação de serem fiáveis e de apresentarem um bom equilíbrio entre desempenho, conforto e praticidade, pelo que são muito procurados em toda a Europa.
A BMW foi a marca mais popular no conjunto dos países, com uma percentagem de 14,7 %. A Volkswagen surge logo atrás, com 14,3 %, seguida da Audi, com 11,9 %.
A Audi e a Volkswagen estão entre as 10 marcas mais populares em todos os países estudados.