Preço dos carros novos vai aumentar a partir de julho. Como é que os novos regulamentos da UE vão afetar a sua carteira?

O próximo dia 6 de julho é uma data chave na indústria automóvel: nesse dia entram em vigor os novos regulamentos europeus que exigem que os automóveis e veículos comerciais vendidos no continente incluam sete novos sistemas de assistência à condução como padrão

Preço dos carros novos vai aumentar a partir de julho. Como é que os novos regulamentos da UE vão afetar a sua carteira?

O próximo dia 6 de julho é uma data chave na indústria automóvel: nesse dia entram em vigor os novos regulamentos europeus que exigem que os automóveis e veículos comerciais vendidos no continente incluam sete novos sistemas de assistência à condução como padrão.

Segundo a publicação espanhola ‘El País’, e de acordo com dados da associação de fabricantes ANFAC, 62% dos veículos vendidos no país vizinho já incorporam assistência inteligente de velocidade – o sistema de travagem de emergência está incluído em 80% dos automóveis novos de passageiros e o alerta de mudança de faixa involuntária em 85%.

Mas, a partir de 6 de julho, os novos carros já vão estar obrigados a incluir câmara traseira com deteção de tráfego cruzado, luzes de travagem de emergência, bafómetro anti-partida e sistema de monitorização de sonolência e perda de atenção. Por último, a chamada caixa preta, que vai registar dados como velocidade, travagens e curvas, informações úteis para a investigação de possíveis acidentes.

Com esta nova tecnologia, impõe-se a questão: o preço dos carros vai subir?

Se se levar em linha de conta que a maioria dos automóveis já incorpora estes sistemas de segurança, pelo que os novos modelos não deverão sofrer aumento nos seus preços.

De acordo com o jornal espanhol, as marcas consultadas revelaram que não preveem aumento de preços a partir de julho, data da integração obrigatória destas ajudas à condução nos automóveis novos. Alguns fabricantes, numa minoria, revelaram que irão aumentar os seus preços num futuro próximo, mas não devido à incorporação destas novas tecnologias, que os seus veículos já têm de série.

Estas tecnologias não são as únicas que a União Europeia impõe aos fabricantes para melhorar a segurança dos condutores e peões.

Assim, qualquer veículo homologado a partir de julho de 2024 ou matriculado a partir do mesmo mês de 2026 já deverá contar com outros dois novos elementos: o sistema de travagem autónoma para peões ou ciclistas e o assistente de distração do condutor.

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