Com o mercado de carros em segunda mão em expansão, como saber se vai contar com um motor usado sólido e confiável?
De acordo com um estudo do provedor de garantia estendida, ‘Warrantywise’, publicado no site ‘Thisismoney’, se tiver um Ford Fiesta – o carro mais negociado na Grã-Bretanha nos primeiros três meses de 2024 -, há boas hipóteses de ter um veículo bastante fiável.
Os analistas abordaram os seus próprios dados para fornecer uma classificação de confiabilidade para os nove modelos usados mais populares no Reino Unido em 2024. Na sua classificação do Índice de Confiabilidade, publicado na segunda-feira, o Ford Fiesta não é apenas o carro usado mais comprado da Grã-Bretanha, mas também o mais confiável dos nove primeiros. Veja a lista:
1. Ford Fiesta: 70/100
2. Opel Corsa: 68/100
3. Ford Focus: 59/100
4. Volkswagen Golf: 63/100
5. Mini: N/A
6. Opel Astra: 60/100
7. BMW Série 3: 65/100
8. Volkswagen Polo: 69/100
9. Nissan Qashqai: 57/100
10. Audi A3: 64/100
As pontuações de 100 são calculadas a partir de uma medição da frequência de pedidos de reparação, idade média do veículo no momento da avaria, quilometragem média e tempo médio de trabalho para o período de 1 de janeiro de 2020 a 30 de setembro de 2023 – os custos médios de reparação, no mesmo período, desempenham um papel importante na pontuação.
No período em análise, a ‘Warrantywise’ registou um “aumento significativo no preço da mão-de-obra e das peças” – em grande parte como resultado da pandemia da Covid-19 –, salientando que poderá ver os custos aumentarem no futuro.
A fiabilidade acima da média do Fiesta é evidente no seu baixo custo médio de reparação (925 libras, cerca de 1.075 euros) e na idade média mais elevada no momento das reparações solicitadas (oito anos), proporcionando aos consumidores tranquilidade contínua num mercado imprevisível e contínuo.
“À medida que o mercado de automóveis usados do Reino Unido continua a sua trajetória de crescimento robusto, com as transações a aumentarem 6,5% apenas no primeiro trimestre de 2024, os condutores recorrem cada vez mais a automóveis usados de confiança, como o Ford Fiesta”, pode ler-se no relatório. “Diante dos desafios económicos e do aumento das vendas de automóveis usados, garantir a fiabilidade do veículo é fundamental.”
“Além disso, com as reparações inesperadas e os custos de manutenção a tornarem-se uma preocupação crescente para os proprietários de automóveis, salvaguardar o investimento de um automóvel com uma garantia abrangente é mais importante do que nunca”, refere.
A popularidade inabalável do Fiesta e o impressionante currículo de confiabilidade tornam ainda mais difícil entender os motivos pela qual a Ford ‘matou’ o modelo no verão passado: a 7 de julho de 2023, a fábrica da Ford em Colónia produziu o seu último Fiesta, com o pequeno carro a ser ‘sacrificado’ para que o fabricante americano mudasse para um novo substituto elétrico. Isso apesar de a Ford ter vendido mais de 22 milhões de exemplares em todo o mundo no período de 47 anos em que esteve em produção.
A análise da Warrantywise debruçou-se apenas nos veículos entre três e 10 anos para formular uma pontuação de confiabilidade – no entanto, a pontuação para o Mini não pôde ser fornecida porque a marca não forneceu dados de vendas para modelos específicos.