A marca chinesa Leapmotors vai começar a vender os primeiros modelos em Portugal a partir de setembro de 2024 pela mão da Stellantis, assim como em oito outros países europeus, segundo anunciaram esta terça-feira os CEO da Stellantis, Carlos Tavares, e a Leapmotors, Ziangming Zhu, em conferência de imprensa na China.
A ‘joint-venture’ entre a Stellantis e a chinesa Leapmotors, a Leapmotor International, “é um passo em frente para ajudar a combater o problema do aquecimento global com a oferta de modelos totalmente elétricos que irão competir com marcas chinesas já existentes em mercados-chave em vários pontos do mundo”, sublinha Carlos Tavares.
O T03, um citadino com 265 quilómetros de autonomia, e o C10, o familiar com 420 quilómetros de autonomia, serão os primeiros modelos a chegar aos mercados europeus – que incluem Espanha, Alemanha, França, Itália, Países Baixos, Bélgica, Grécia e Roménia.
O acordo entre as duas empresas foi o primeiro do género para uma fabricante de automóveis ocidental, pois concedeu à Stellantis direitos exclusivos para fabricar, exportar e vender veículos elétricos da marca chinesa fora do país.
O grupo automóvel euro-americano anunciou a compra, em outubro passado, de uma participação de 21% no fabricante chinês Leapmotor, por 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,39 mil milhões de euros), o que poderá resultar numa produção anual de até 150 mil veículos elétricos mais acessíveis, na fábrica italiana da Fiat, em Mirafiori, para depois serem comercializados na Europa através dos diferentes concessionários do grupo Stellantis.