Sabe qual é a melhor época do ano para vender o seu carro e garantir o melhor preço?
De acordo com um estudo britânico, o primeiro semestre do ano é a altura indicada: no entanto, para quem possui um SUV, convém esperar pelo final do ano, quando os valores são mais altos. O estudo, de acordo com a publicação ‘This is Money’, baseou-se no volume de vendas e nos preços médios dos principais tipos de veículos – incluindo hatchbacks, berlinas e descapotáveis –, contradiz a tradição popular que é nos meses mais quentes são geralmente a melhor altura para vender um carro usado.
O estudo, da responsabilidade da ‘Carwow’, salienta que é predominantemente nos primeiros cinco meses do ano, altura em que os vendedores estão mais propensos a trocar os seus carros por um preço mais elevado do que o valor de mercado – é também a época do ano que apresenta maior volume de vendas de veículos. “Isso provavelmente se deve ao facto de os revendedores comprarem veículos em preparação para a alta procura durante o verão”, sugere a equipa de especialistas da ‘Carwow’.
Vender no início do ano para conseguir o melhor negócio é o caso até mesmo dos modelos cabrio, ao contrário do consenso generalizado de que os preços são mais elevados durante o verão, quando é mais atraente um descapotável. No entanto, os dados da ‘Carwow’ mostram que a melhor época para vender um roadster ou conversível é no início da primavera – em abril de 2022, o preço médio oferecido por um convertível atingiu o seu pico de 100,9% da avaliação média. No entanto, março foi o mês que registou o maior número de vendas de automóveis descapotáveis através da ‘Carwow’ no mesmo ano.
Nos seis diferentes tipos de carrocerias de veículos, os melhores meses para vender em termos de obtenção do preço mais alto ocorrem principalmente no primeiro semestre do ano. Em particular, o primeiro trimestre, que é especialmente favorável para quem pretende maximizar os lucros.
Mas há uma exceção à regra: os SUV. Em 2022, o maior valor oferecido em relação à avaliação foi no mês de novembro e o maior número de SUV vendidos no mesmo ano foi no mês de setembro.
Mas marque no calendário: fevereiro destaca-se como o único mês entre os cinco primeiros em termos de valor oferecido e número de vendas em todos os tipos de carroceria, sendo a melhor opção para vender o seu carro. “Os nossos dados mostram que os primeiros meses do ano oferecem o valor mais elevado por um veículo em comparação com a avaliação inicial, tornando este o momento ideal para vender. Não é surpreendente, considerando que vemos mais carros vendidos através da nossa plataforma antes do final da primavera”, aponta John Rawlings, editor de Consumo da ‘Carwow’.
“Março é um mês particularmente movimentado para a venda bem-sucedida de automóveis em vários tipos de carrocerias, coincidindo com o lançamento de novas placas de matrícula. No entanto, aconselhamos que procure o melhor preço em janeiro ou fevereiro, embora os resultados possam variar dependendo do carro específico em questão”, frisa.
De acordo com a empresa britânica, uma vez definidos os melhores meses, há também diferenças no modelo específico do veículo: de acordo com os dados mais recentes da ‘Auto Trader’, o Peugeot 208 (gasolina, até 1 ano) é atualmente o carro usado mais vendido no Reino Unido, que demora apenas 11 dias a mudar de mãos, ou seja, mais de duas vezes e meia mais rápido do que a média nacional.
Todos os 10 vendedores mais rápidos levam em média duas semanas para encontrar um comprador: entre eles estão os híbridos Toyota Prius (3 a 5 anos), que levam menos de duas semanas (12,5 dias) para encontrar um novo dono. O Seat Leon híbrido plug-in (3 a 5 anos) demora apenas 13 dias, tal como o SUV Volvo XC40 com motores a gasolina (1 a 3 anos).
Outro vendedor vigoroso é o Jaguar I-Pace elétrico (5 a 10 anos), com modelos listados para venda geralmente encontrando um novo dono em pouco menos de duas semanas (14 dias).
No extremo oposto, existem alguns modelos que levam em média três meses ou mais para mudar.
O desportivo BMW M2 Coupé (até 1 ano) leva em média 104 dias para encontrar um novo proprietário. São os carros elétricos que dominam esta lista mais longa: o Fiat 500e e os ID.3 e ID.5 da Volkswagen levam entre 84 e 95 dias para serem vendidos em média. O BMW Série 2 Active Tourer, o Audi Q5 SUV, o Range Rover Sport, o Ford Mondeo e o Mercedes V-Class compõem o restante do top 10, todos levando em média mais de dois meses (70 dias) para encontrar um novo guardador.