Ensaio. Honda Civic Type R – O último dos desportivos a combustão!!

Vai ser provavelmente o último dos desportivos da Honda com motor a combustão. Talvez por isso seja também o mais apetecível – veja-se que as unidades para Portugal foram vendidas em apenas 72 horas – o mais dinâmico, com melhor chassis, o mais confortável e com o desempenho mais competente.; tanto quando se conduz como desportivo ou mero familiar do dia a dia

Ensaio. Honda Civic Type R – O último dos desportivos a combustão!!

Vai ser provavelmente o último dos desportivos da Honda com motor a combustão. Talvez por isso seja também o mais apetecível – veja-se que as unidades para Portugal foram vendidas em apenas 72 horas – o mais dinâmico, com melhor chassis, o mais confortável e com o desempenho mais competente.; tanto quando se conduz como desportivo ou mero familiar do dia a dia. 

É visualmente agressivo. Faz questão disso mesmo! Apresenta-se com muitos spoilers e ailerons. É a sua imagem de marca, mas também não foram ali colocados para efeitos visuais. Permitem-lhe ter  uma competência em autoestrada mas sobretudo em estradas com curvas encadeadas, ou em pista, muito boa. 

O Type R não está ali para enganar ninguém. Nem mesmo no interior com as baquetes onde só faltam os cintos de competição. A posição de condução é ótima, a caixa curta um exemplo de precisão e rapidez. Pouco se fala, mas a Red Bull usa motores desta marca!  

É puxado por um 2.0 com 329cv (!!!!), 0-100km/ em 5,4 segundos, 275km/h e com todos os sistemas de segurança a que temos direito, baseados no Honda SENSING que, através de um conjunto de sistemas avançados, como sistema de travagem atenuante de colisões, sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem e sistema de reconhecimento da sinalização de trânsito, permite reagir a qualquer imprevisto de forma imediata.  

Em cada interação com o Civic percebemos o motivo das atualizações, seja para melhorar a estabilidade a altas velocidades, maximizar o fluxo de ar para arrefecimento do motor ou para o downforce. O esculpido capot e os detalhes em fibra de carbono adicionam um toque de sofisticação e reduzem o peso. Na traseira, o imponente spoiler proporciona downforce suficiente para o manter firme ao enfrentar curvas fechadas em alta velocidade. A tripla saída de escape central, integrada no para-choque traseiro, emite um ronco visceral, ajudado pelas luzes circulares no tablier que nos avisam até que ponto estamos próximos do limite máximo de rotações.  

Quer ser envolvente e desportivo. O diferencial está lá para isso. Mas também pode ser simplesmente um calmo familiar – pode mudar para um dos 4 modos de condução. Consegue conciliar os dois mundos!!! E isso tem mérito da Honda. 

São 25 anos de evolução e 6 gerações com um preço a partir de 74.500€.