O novo Nissan Juke chegou a Portugal e as primeiras unidades serão já entregues aos clientes em maio. Sem alterações na fiável e robusta mecânica, os engenheiros da Nissan centraram atenções para alterações mais significativas no interior do novo Juke por forma a elevar o ambiente de vida a bordo, com uma consola central e painel de instrumentos redesenhados. O interior também beneficia de novos materiais, acabamentos e uma instalação e acabamento atualizados. A conetividade do automóvel foi atualizada com um ecrã tátil maior e funcionalidades adicionais.
Em Portugal a gama começa no nível de equipamento Acenta disponível a partir de 25.500 euros. Novidade serão as distintas versões especiais N-Design e N-Sport que reforçam as qualidades dinâmicas do Juke, tanto nos detalhes exteriores como interiores.
O novo Juke N-Design apresenta-se de série com carroçaria two tone, espelhos retrovisores e puxadores exteriores pretos, bem como jantes especiais Sakura em liga leve de 17 polegadas. No interior esta série especial está equipada com o novo ecrã de infoentretenimento de 12,3 polegadas e bancos em tecido. O N-Design conta ainda com sensor de chuva (limpa para-brisas automático), espelhos retrovisores exteriores aquecidos e rebatíveis eletricamente e com regulação elétrica, ar condicionado automático e bancos dianteiros aquecidos. A nova série especial Nissan Juke N-Design está disponível a partir de 26.200 euros.
O caráter mais desportivo surge com a nova versão especial Nissan Juke N-Sport que realça o design arrojado do Juke. O N-Sport traz de série a carroçaria two tone com espelhos retrovisores exteriores pretos, acabamentos exteriores em Gloss Black, jantes especiais Akari 19 polegadas e logo N-Sport na bagageira. No interior conta com o novo ecrã de infoentretenimento de 12,3 polegadas e acabamentos interiores com detalhe em amarelo. A versão especial N-Sport inclui ainda sistema de som DAB com 10 coluna Bose e tecido do banco, encosto para cabeça e bolsa traseira em pele/PVC preto Icon. O Nissan Juke N-Sport está disponível a partir de 31.000 euros.
Atualizações do interior trazem mais qualidade e conetividade
A primeira alteração que os clientes notam quando se sentam ao volante das versões N-Design e N-Sport é o aumento do tamanho do ecrã central de informação e entretenimento. Tem agora 12,3 polegadas de canto a canto e foi inclinado 8o em direção ao condutor para colocar os comandos tácteis na extremidade mais distante do ecrã a um alcance confortável, mas também para melhorar a sensação de cockpit de que os clientes do Juke realmente gostam.
À medida que o condutor se sente confortável ao volante, apreciará o novo e mais suave material semelhante a pele, que tem um aspeto mais limpo e também é mais agradável ao toque.
Para além do volante, o conta-quilómetros, que aloja os mostradores que indicam a velocidade do Juke e outras informações importantes, tem agora um ecrã TFT digital de 12,3 polegadas. O ecrã de alta resolução (1920 x 720 pixels) permite ao condutor configurar o visor para mostrar a combinação de informações de acordo com as suas preferências.
Na secção central entre os mostradores, o condutor pode visualizar as direções de navegação, incluindo um mapa, bem como a economia de combustível, as informações áudio, o desempenho do eco-drive, a pressão dos pneus e outras informações importantes. Os comandos do ecrã estão convenientemente localizados no volante.
O sistema de informação e lazer atualizado inclui um ecrã inicial mais intuitivo que permite ao utilizador personalizar o ecrã para incluir os “widgets” das funções que utiliza com mais frequência, tal como faria com o ecrã inicial do seu smartphone.
Além disso, o sistema de informação e lazer beneficia de um reconhecimento de voz melhorado e de uma capacidade de “compreensão de linguagem natural”. Isto dota o sistema de uma gama mais alargada de frases e expressões que o sistema pode entender como um comando, ignorando hesitações ou pausas. O Android Auto sem fios também está agora disponível juntamente com a conetividade Apple CarPlay sem fios já existente.
Outras novas funcionalidades incluem informações sobre radares de trânsito e informações sobre o preço do combustível que podem agora ser apresentadas no mapa de navegação. E o sistema de informação e lazer pode agora reproduzir conteúdos de vídeo a partir de dispositivos ligados por USB quando o automóvel está parado.
Acabamento interior amarelo coordenado e maior comodidade interior
Refletindo a adição do amarelo vistoso do exterior, o interior do N-Sport apresenta um destaque amarelo a condizer, em forma de boomerang, que atravessa a parte superior do painel de instrumentos, antes de se inclinar para baixo e enquadrar a base do novo ecrã central de infoentretenimento e terminar nas saídas de ar.
Outras atualizações no interior de todas as versões do Juke incluem um porta-luvas alargado, que aumentou para 7,8 litros. E o apoio de braço foi redesenhado para ser mais apoiado, com um design assimétrico que aumenta o alcance em 25 mm, mas sem comprometer os suportes para copos. O apoio de braço levanta-se para dar acesso a um compartimento de arrumação central, tal como no Juke anterior, mas a tampa apresenta agora um clipe que pode conter três cartões de crédito.
Todas as versões do Juke estão agora equipadas com um travão de mão elétrico, assegurando o máximo espaço e comodidade no espaço entre os bancos dianteiros. Na versão híbrida, os botões do e-Pedal e do modo EV foram deslocados para maior comodidade.
As versões mais equipadas possuem uma base de carregamento sem fios que pode acomodar um smartphone tão grande como um iPhone 12 Pro Max. Além disso, existem tomadas USB-A e C para utilização pelos ocupantes da frente, bem como pontos de carregamento USB-A e USB-C, na traseira, para garantir que os todos os gadgets estão totalmente carregados durante a viagem.
Tecnologia adicional de assistência ao condutor
Com a atualização do Juke, vem equipado de série com o Aviso de Saída da Faixa de Rodagem. A manutenção de emergência na faixa de rodagem é uma opção, mas é de série na versão N-Sport. Monitoriza a posição do Juke na faixa de rodagem numa autoestrada, por exemplo, e se o carro se aproximar demasiado do limite da faixa de rodagem, tal como definido pelas linhas brancas, desencadeia uma vibração no volante para chamar a atenção do condutor. Sem correção, o automóvel intervirá e corrigirá a direção para manter a trajetória do automóvel na faixa de rodagem.
Tirando partido do ecrã central de alta-definição, a resolução da câmara de visão traseira também foi aumentada de 0,3 para 1,3 megapixéis. Isto significa que as manobras de marchaatrás podem ser efetuadas com ainda mais confiança graças a uma imagem mais nítida, especialmente em situações de pouca luz. A câmara de visão traseira é agora de série em todas as versões do Juke, enquanto o Around-View Monitor, que combina a visão de quatro câmaras à volta do automóvel para criar uma “visão panorâmica” da posição do automóvel para manobras de estacionamento, surge de série no N-Sport.
Em caso de travagem brusca devido a uma paragem súbita inesperada do automóvel da frente, as luzes de travagem passam a piscar para alertar o condutor de trás.
Linha de grupos motopropulsores inalterada
O Juke está equipado com duas opções de grupos motopropulsores. A opção eletrificada é o Juke Hybrid, que consiste num motor de combustão interna da Nissan especificamente desenvolvido para funcionar numa aplicação de grupo motopropulsor híbrido. Produz 69kW (94cv) e 148Nm de binário.
No lado elétrico, o motor elétrico principal produz 36 kW (49 CV) e 205 Nm de binário, que é suportado por um arrancador/gerador de alta tensão de 15 kW, que funciona através de um inversor e de uma bateria de 1,2 kWh refrigerada a líquido.
O resultado líquido é um grupo motopropulsor com 105 kW (143 CV) que fornece 25% mais potência do que a atual opção de motor a gasolina, com uma redução do consumo de combustível até 40% em ciclo urbano e até 20% em ciclo combinado.
Sob o capot da opção de motor não eletrificado para o JUKE encontra-se um eficiente motor a gasolina DIG-T de 1,0 litros e três cilindros com turbocompressor. É compacto e leve, conferindo ao Juke a natureza divertida de conduzir que os proprietários esperam. Produz 114 cv e 200 Nm de binário. Disponível com uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma transmissão desportiva de 7 velocidades com dupla embraiagem (DCT) e um seletor de modo de condução (Eco, Standard, Sport), os condutores podem facilmente adaptar o seu estilo de condução a qualquer cenário de condução para máxima diversão na estrada.
Treze anos de produção no Reino Unido
O Juke atualizado está agora em produção na fábrica da Nissan em Sunderland, onde foram construídas mais de 1,3 milhões de unidades desde que o original foi lançado em 2010. O automóvel será construído na segunda linha de produção da fábrica, juntamente com o Qashqai.
Adam Pennick, vice-presidente do Fabrico na Fábrica de Sunderland da Nissan, afirmou: “É um momento de orgulho para a nossa equipa ver o mais recente Juke a entrar na linha de produção – e é particularmente emocionante ver flashes do famoso amarelo em produção pela primeira vez em seis anos.”
“Sei que as nossas equipas de fabrico e engenharia de classe mundial estão ansiosas por entregar o automóvel com os elevados níveis de qualidade que os nossos clientes adoram e esperam.”
O Juke é agora o quarto modelo mais fabricado na fábrica de Sunderland, atrás do Qashqai, Micra e Primera. No verão passado, a fábrica construiu o seu veículo número onze milhões desde o início da produção em 1986.