O seu carro a apitar-lhe se ultrapassar o limite de velocidade? União Europeia e Califórnia avançam para esta medida

O sistema passivo, que a lei não exige em veículos de emergência, alertaria o motorista caso ultrapassasse o limite de velocidade da estrada em 16 quilómetros por hora, emitindo avisos sonoros e visuais para diminuir a velocidade

O seu carro a apitar-lhe se ultrapassar o limite de velocidade? União Europeia e Califórnia avançam para esta medida

Até o final da década, os carros no estado americano da Califórnia vão ser obrigados a alertá-lo caso exceda o limite de velocidade: o Senado estadual aprovou uma nova legislação na passada quarta-feira, na qual ficou expresso que todos os veículos vendidos ou fabricados na Califórnia tenham limitadores de velocidade passivos a partir de 2027 – metade de todos os novos veículos devem ter essa tecnologia até 2029, enquanto passa a ser obrigatório em todos os carros a partir de 2032.

O sistema passivo, que a lei não exige em veículos de emergência, alertaria o motorista caso ultrapassasse o limite de velocidade da estrada em 16 quilómetros por hora, emitindo avisos sonoros e visuais para diminuir a velocidade.

O novo regulamento foi aprovado depois de o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA ter recomendado que a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário exigisse tecnologia de assistente de velocidade inteligente (ISA) em carros novos que alertam os motoristas sobre excesso de velocidade. Ainda deve ser votado na Assembleia da Califórnia antes de se tornar lei, o que deve acontecer até 31 de agosto.

O objetivo da lei é reduzir acidentes e fatalidades relacionados ao excesso de velocidade: um terço das mortes no trânsito na Califórnia entre 2017 e 2021 foram atribuídas ao excesso de velocidade. “Essas mortes são evitáveis”, garante o mentor do projeto, Scott Wiener, em comunicado.

As ISA, disponíveis nas formas passiva e ativa, chegaram a França já na década de 1980. Os sistemas passivos não impedem que os condutores excedam o limite de velocidade, enquanto os sistemas ativos limitam fisicamente a velocidade dos veículos, tornando difícil ou impossível ultrapassar o limite.

A lei da Califórnia é semelhante a uma regra que entrará em vigor na União Europeia este ano, que exigirá que todos os carros vendidos na região tenham limitadores passivos que alertem o motorista de forma sonora e visual.