No início deste ano, a Mazda apresentou o Mazda CX-80, aquele que é o seu maior SUV para a Europa, modelo com que faz um statement claro, a diversos níveis, sobre o caminho que está a seguir.
Nova proposta emblemática para a Mazda, o CX-80 foi cuidadosamente criado para desafiar as marcas premium estabelecidas no mercado europeu, e que, a partir de agora, passou a estar disponível para colocação de encomenda nos Concessionários Mazda, através dos canais oficiais.
A Mazda está empenhada numa abordagem multi-solução para a mobilidade sustentável e no princípio da solução certa no momento certo, tendo, para o efeito, desenvolvido três gamas de produtos distintas: Small Product Group, baseado na sua Arquitectura Escalável Multi-Solução Skyactiv, de layout transversal; Large Product Group, com uma Arquitectura Escalável Multi-Solução Skyactiv, de layout longitudinal; e EV Model, sustentado pela Arquitetura Escalável Skyactiv EV, da Mazda.
Sequencial ao lançamento do também SUV Mazda CX-60, o novíssimo CX-80 tornou-se, assim, no segundo de dois novos modelos do seu Large Product Group que visam o mercado europeu. Dotado de três filas de bancos, passa a ser o automóvel mais espaçoso da gama Mazda nos mercados deste continente.
Confortável, versátil e sob o conceito “Crafted in Japan”, o novo Mazda CX-80 combina um design progressivo, ancorado na estética japonesa, com uma extraordinária flexibilidade a bordo, tecnologias superiores e características comuns aos SUV premium deste segmento, sem abdicar da performance de condução caraterística de todos os modelos Mazda.
Com a abertura de encomendas, a Mazda deu, também, a conhecer, os preços do seu novo porta-estandarte, que em termos mecânicos se divide entre o potente motor de seis cilindros em linha, optimizando a robusta cilindrada diesel de 3,3 litros e-Skyactiv D, que conjuga potência, economia de combustível e baixas emissões de NOX e CO2, e potente o bloco e-Skyactiv Plug-in Hybrid (PHEV) de 2,5 litros a gasolina, que oferece uma autonomia de condução 100% elétrica de até 60 quilómetros.
Esta versão PHEV traduz uma disponível combinação de aceleração elétrica de cunho desportivo e uma autonomia apenas elétrica, proporcionando ao condutor a máxima flexibilidade. O novo Mazda CX-80 traz consigo uma vasta dotação de equipamento, combinada em práticos packs, numa proposta que permite três possibilidades de configuração das suas práticas três filas de bancos, seja com dois Captain Seats na segunda fila ou, na variante de sete lugares, com uma segunda fila composta por um banco corrido, para três passageiros.
Destaque-se, também, a sua palete de nove cores, incluindo duas novas tonalidades – Artisan Red e Melting Copper – que dão ao modelo um visual mais distinto e elegante, permitindo-lhe destacar-se da multidão.
Os Concessionários Oficiais Mazda estão, assim e a partir de agora, prontos a receber as encomendas, estando previsto que as primeiras unidades do novo Mazda CX-80 cheguem aos mercados da Europa no início do outono de 2024.
No que se refere a Portugal, a gama do novo Mazda CX-80 dividir-se-á em 5 níveis de equipamento – Exclusive-Line, Homura, Takumi, Homura Plus e Takumi Plus – estando os PVP compreendidos entre os 63.004 €, da versão de entrada, e os 91.411 € da variante topo de gama. Informações adicionais serão prestadas oportunamente, mais perto da data de lançamento oficial do modelo.